PDC 2008 - Blockbuster usando Mesh e Azure

Não sei como passou despercebido, talvez porque não apareceu nos keynotes do PDC, mas a Blockbuster estará lançando uma nova versão de seu serviço de aluguel online de vídeos (nos EUA) usando o Mesh e Azure. Em uma sessão realmente obrigatória para os desenvolvedores que querem entrar na onda do Live Services (o novo nome para a plataforma do Live Mesh), o funcionário da Microsoft mostra como a Blockbuster integrou o seu sistema de aluguel online de vídeos com o Live Services e Azure para aproveitar os recursos oferecidos pela nova plataforma. Os principais benefícios para a Blockbuster são:

  • Programa com interface rica graças ao Silverlight – Foi desenvolvido um programa muito bonito e funcional para a Blockbuster. O melhor é que por ser Silverlight ele foi desenvolvido uma só vez e rodará em Windows, Mac OSX, Internet Explorer, Firefox, Safari e até celulares Windows Mobile (Nokia em breve). Isso mesmo, o programa roda no desktop, na Web ou no celular. Veja por que no ponto abaixo.
  • Disponibilidade do serviço off-line – Por causa da sincronização permitida pelo Live Services, o catálogo de aluguel de filmes pode ser acessado off-line pelo usuário. Não só isso, mas todas as funcionalidades do aplicativo podem ser acessadas off-line, como comentários, votação, trailer de filmes, e a escolha do filme para alugar. Quando o usuário voltar a estar online essas informações são sincronizadas e o filme alugado começa a ser baixado.
  • Acesso a múltiplos dispositivos – Quem usa o Live Mesh sabe que ele conecta os seus diversos dispositivos e permite a sincronização de conteúdo entre eles. A Blockbuster está aproveitando esse recurso do Live Services para permitir que você assista o filme alugado em qualquer um de seus dispositivos. Você até pode alugar do celular e mandar o filme baixar no PC que está em casa.
  • Tornar o programa social/viral – O Live Services integra os contatos do Windows Live Messenger de um usuário. Dessa forma, eu posso assistir um filme nesse programa do Blockbuster e meus amigos sabem que eu estou vendo o filme. Ao mesmo tempo, eu posso indicar filmes para meus amigos porque eles fazem parte da minha rede Mesh e, portanto, estão automaticamente disponíveis no serviço da Blockbuster.

Bom, esse exemplo da Blockbuster é bacana porque reforça o exemplo do BBC iPlayer, só que entra em detalhes. De novo, se você é desenvolvedor esse vídeo é muito recomendado porque ele entra nos detalhes: segurança, autenticação, integração do back-end da Blockbuster com o Azure, e como tornar um site ou programa em algo social/viral e dar a ele capacidades online/off-line.

Meu grande amigo René, o Surfista Prateado (ele é o cara de Silverlight na MS-Brasil), não resistiu e fez uma dublagem dos melhores momentos dessa apresentação de 95 mins. Aproveitem!

Tags:

Follow the Discussion

Comments Closed

Comments have been closed since this content was published more than 30 days ago, but if you'd like to continue the conversation, please create a new thread in our Forums,
or Contact Us and let us know.