Vídeo - A Microsoft Live Labs lança o Photosynth

Download

Right click “Save as…”

  • High Quality WMV (PC)
  • MP3 (Audio only)
  • MP4 (iPhone, Android)
  • Mid Quality WMV (Lo-band, Mobile)
  • WMV (WMV Video)

O Live Labs é o braço da Microsoft Research que faz pesquisa e desenvolvimento especificamente para a Internet. Do pessoal do Live Labs já saiu, por exemplo, o Deep Zoom, um componente de destaque do Silverlight 2.0. Agora, mais uma novidade do pessoal do Live Labs – o Photosynth está aberto para o uso de todos.

Para quem não conhece, o Photosynth é uma forma completamente inovadora de vivenciar as suas fotos digitais. Em vez de ver fotos individuais tiradas no mesmo local, o Photosynth consegue encaixar todas as fotos no seu lugar correto num espaço tridimensional. A tecnologia analisa as suas fotos, identifica os pontos de sobreposição e utiliza essa informação para reconstruir um espaço gráfico 3D e nele encaixar cada foto em seu devido lugar. O usuário não precisa fazer nada além de alimentar as suas fotos – o Photosynth cuida de tudo.

Existem algumas regras básicas para criar um bom synth, por isso recomendo ver o vídeo legendado desse post que mostra os passos iniciais. Depois, baixe o guia em português que entra em maiores detalhes com dicas importantes e assuntos para fotógrafos avançados.  

O site do Photosynth utiliza Live ID para autenticação. Se você tem Hotmail ou usa o Windows Live Messenger, é o mesmo login e senha desses serviços. Lá, você terá direito a 20GB de espaço para armazenar os seus synths. Para usar o Photosynth é preciso instalar um plug-in de 8MB que roda em Internet Explorer 6 e 7 ou Firefox 2 e 3 para Windows XP e Windows Vista. O site permite comentários dos usuários, compartilhamento via link direto para o synth e, o mais bacana, você pode embed, ou incorporar, o synth no seu próprio site via iframe. É só copiar e colar o código.

Para o lançamento, estamos com vários parceiros produzindo conteúdo interessante. National Geographic, o governo federal americano, o governo nacional da Turquia, NASCAR, entre outros. Aqui no Brasil a Microsoft trabalhou com a agência Megaphoto e seu fotógrafo Rodrigo Acedo para testar a tecnologia. Eles produziram uns synths bem bacanas da Catedral da Sé e do Monumento às Bandeiras.

Catedral da Sé - São Paulo

Monumento às Bandeiras - São Paulo

Acho que todos vão achar o Photosynth bacana. Não se esqueçam de colocar tags nas suas fotos, e coloquem a tag Brasil para que o mundo possa encontrar nosso conteúdo bem fácil.  Mais um detalhe, você pode marcar o geoposicionamento dos seus synths. Depois do synth aparecer no site, entre nele para editá-lo e lá aparecerá um ícone de um globo. Clique nele para ver o Virtual Earth e apontar no mapa o local de seu synth.

Dê um pulo no www.photosynth.com, veja os synths que estão lá e crie os seus próprios synths. Se encontrar ou criar algo bacana, mande aqui pra mim!

Tags:

Follow the Discussion

Comments Closed

Comments have been closed since this content was published more than 30 days ago, but if you'd like to continue the conversation, please create a new thread in our Forums,
or Contact Us and let us know.