Desenvolvimento com Java para o Windows Azure

[Este artigo foi traduzido da library do MSDN, para ver o original acesse http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/windowsazure/hh690944(VS.103).aspx

Os passos seguintes mostram como criar e implantar uma aplicação Java básica utilizando JSP - Java Server Page para o Windows Azure, utilizando o plugin para o Eclipse do Windows Azure. Foi utilizado o JSP nesse exemplo pela simplicidade, mas passos semelhantes podem ser realizados para outras tecnologias Java existentes.

Na biblioteca do MSDN existe um vídeo publicado por Gilberto Ribeiro realizando os passos para realizar o deploy de uma aplicação utilizando JSF - Java Server Faces no Windows Azure.

Nessa artigo vamos utilizar uma aplicação de Hello Word! Muito utilizada por todos os desenvolvedores em qualquer linguagem  Angel 

Os Pré-requisitos

Criar uma aplicação Hello World

 

1. Vamos começar com a criação de um projeto Java. Inicie o Eclipse. Dentro do Eclipse, clique no menu arquivo, clique em Novo, e em seguida clique em Dynamic Web Project. Nomeie o projeto para HelloWorld e em seguida clique em Concluir.

2. Expanda o projeto HelloWorld, no painel Project Explorer do Eclipse. E clique com o botão direito do mouse em WebContent, clique em Novo e, em seguida, clique em Arquivo JSP.

3. Na caixa de diálogo Novo arquivo JSP, nomeie o arquivo para index.jsp. Mantenha a pasta pai como HelloWorld WebContent\, como apresentado na figura abaixo.

Em seguida, clique em Avançar.

 

4. Na caixa de diálogo Selecionar Template JSP, selecione Novo arquivo JSP (html) e clique em Concluir.

5. Quando o arquivo index.jsp abrir no editor do Eclipse, adicione no texto para exibir Hello World! Na tag  <body> existente. O  conteúdo da tag Body do seu HTML deve possui o seguinte conteúdo.

 

   <body>
     <b>Hello World! </ b>
   </ Body>

6. Agora vamos criar  um projeto para Windows Azure. Dentro do Eclipse, clique no menu arquivoNovo e em seguida selecione Windows Azure Project, utilize o nome MyAzureProject. Modifique a localização caso necessário, mas salve esse valor pois iremos utilizá-lo em breve quando formos exportar o arquivo WAR. Aceite os valores padrão para WorkerRole1. A caixa de diálogo da janela Novo Windows Azure Project deve ser semelhante a essa.

 

Em seguida, clique em Concluir.

 

7. Crie um arquivo WAR para o projeto Java. No painel Project Explorer, clique com o botão direito do mouse no projeto HelloWorld, em seguida clique em Exportar, e clique arquivo WAR. Na caixa de  diálogo Exportar, clique no botão Browse.

Na caixa de diálogo Salvar como,  navegue para a seguinte localização  (onde <your_project_location> é a pasta onde você criou seu Windows Azure projeto):

<your_project_location> \ MyAzureProject \ WorkerRole1 \ AppRoot

8. Clique em Salvar. Você será  avisado caso o arquivo HelloWorld.war existir, caso aconteça clique em       sobrescrever.

 

Clique em Concluir.

 

9. No painel Project Explorer do Eclipse, expanda o projeto MyAzureProject,  a role WorkerRole1 e o AppRoot. Nessa pasta, você vai visualizar o seu arquivo HelloWorld.war (que você exportou na etapa anterior). Se você não visualizar o arquivo WAR, atualizar a árvore clicando sobre o menu Arquivo, e  Refresh. Você deve visualizar algo semelhante com a figura abaixo.

 

10. Agora vamos copiar os arquivos zips do  seu JDK e servidor Web. Estes arquivos serão copiados para a pasta AppRoot.

 

Crie os arquivos zip necessários, e então utilize o File Explorer para arrastar os zips para a pasta AppRoot no painel Explorer Project. Quando solicitado pela caixa de diálogo Operação File, escolha Copiar arquivos. Depois de arrastar os arquivos zips para a pasta AppRoot, seu painel Project Explorer deve estar semelhante ao seguinte.

 

 

11. Agora vamos  personalizar o script de inicialização utilizado para o seu servidor de aplicação. Dentro do painel Project Explorer, expanda a pasta samples do projeto MyAzureProject.

 

12. Primeiro vamos copiar o conteúdo do script para a área de transferência. Dentro da pasta  samples, você visualizará um conjunto de arquivos que possuem comandos de inicialização específicos para diferentes tipos de servidores web. Abra o arquivo que seja equivalente para o servidor web que esteja utilizando. Com o arquivo aberto  no editor do Eclipse,  clique em Editar, em seguida, clique em Selecionar tudo e em seguida, clique <CTRL+C> para copiar o texto.

13. Agora vamos substituir o conteúdo do arquivo startup.cmd pelo conteúdo que você acabou de colocar na       área de transferência. No Painel Project Explorer, abra o arquivo startup.cmd (que está na pasta AppRoot). Com o arquivo aberto, no menu clique em Editar, clique em Selecionar tudo,  e digite <CTRL+V> para colar o conteúdo.

Se você estiver utilizando um nome de diretório diferente para o servidor, você deve atualizar o valor especificado na variável SERVER_DIR_NAME SET, modifique o valor conforme necessário. Além disso, há comentários no arquivo startup.cmd que fornecem orientação adicional.

14. Faça o Build de seu projeto. Dentro do menu do Eclipse, clique em Project, clique em Criar Projeto. Assegura-se que o processo de Build foi realizado com sucesso, antes de prosseguir para a próxima etapa.

 Realizando o deploy de sua aplicação para o emulador de computação

1. No painel Project Explorer, expanda MyAzureProject, expanda emulatorTools, e clique duas vezes RunInEmulator.cmd. Com isto você vai executar sua aplicação Java web no emulador de computação. Quando for solicitado para permitir que este comando faça alterações em seu computador, clique em Sim.


Examine a saída da interface do emulador de computação  para determinar se há algum problema com seu projeto. Pode demorar vários minutos para o seu deploy ser totalmente iniciado dentro do emulador de computação.

2. Inicie o navegador e utilize a  URL http://localhost:8080/HelloWorld (o HelloWorld parte da URL é case-sensitive). Você deverá ver seu aplicativo HelloWorld (saída de index.jsp), semelhante a imagem seguinte.

 

 

 Fazer o deplot do aplicativo no o Windows Azure

Por padrão, um  novo projeto Windows Azure é configurado para fazer o Build de um projeto para rodar no emulador de computação. Para prepará-lo para fazer o deploy na nuvem, faça o seuinte. No painel Project Explorer, clique com o botão direito do mouse MyAzureProject e sem seguida clique em Propriedades.

No painel esquerdo da caixa de diálogo Propriedades, clique em Windows Azure, e selecione Deploy to Cloud. Sua caixa de diálogo Propriedades deve ser semelhante a seguinte:

 

 

2. Vamos desativar o acesso remoto do projeto do Windows Azure. No painel esquerdo da caixa de diálogo Propriedades, expanda o Windows Azure e clique em Acesso Remoto. Na caixa de diálogo Remote Access, desmarque a opção Ativar conexões de Área de Trabalho Remota com estas credenciais de login. Clique em OK para fechar a janela de acesso remoto.

3. Faça o Build do  seu projeto, através do menu Projeto do Eclipse, selecione Construir tudo. Verifique se o processo de Build foi realizado com sucesso.

4. No painel Project Explorer, expanda o projeto MyAzureProject, e em seguida  expanda deploy. Dentro da pasta deploy você deve ter três arquivos, ServiceConfiguration.cscfg e WindowsAzurePackage.cspkg e WindowsAzurePortal.url. Você precisa fazer o upload dos dois primeiros arquivos para o Windows Azure através do Windows Azure Management Portal, nós vamos fazer em breve. O terceiro arquivo, WindowsAzurePortal.url, é um atalho para o Windows Azure Management Portal.

5. Clique duas vezes sobre o arquivo WindowsAzurePortal.url, para executar o navegador e abrir o portal de gestão do Windows Azure.

6. Efetue login no Windows Azure Management Portal.

7. Dentro do Windows  Azure Platform Management Portal, clique em Serviços hospedados, Contas de Armazenamento e CDN.

8. Clique Novo Serviço de Hospedagem no menu superior.

9. Selecione a  assinatura que será utilizada para este serviço.

10. Digite um nome para o seu serviço. Este nome é usado para distinguir os seus serviços dentro do Portal de Gerenciamento do Windows Azure para a assinatura especificada.

11. Digite a URL para  o seu serviço. O portal de Gerenciamento do Windows Azure garante que a  URL é única.

12. Escolha uma  região da lista de regiões.

13. Escolha uma das opções de deploy disponíveis  Deploy em um ambiente de Stage (preparo) / Produção.

14. Certifique-se que a opção Iniciar após deploy bem sucedido esteja selecionado.

15. Especifique um nome para o deploy.

16. Na localização do arquivo de  pacote, clique no botão localizar correspondente, navegue para a pasta (<your_project_location>\ MyAzureProject\ deploy \) onde está localizado o arquivo WindowsAzurePackage.cspkg e selecione o arquivo.

17. Na localização do arquivo de configuração, clique no botão localizar correspondente, navegue para a pasta (<your_project_location> \ MyAzureProject \ deploy \) onde está localizado o arquivo ServiceConfiguration.cscfg e  selecione o arquivo.

18. Clique em OK. Você receberá um aviso após clicar em OK, porque há apenas uma instância para a Role. Para se adequar a SLA do Windows Azure é necessário ter pelo menos duas instância de uma role de computação. O processo vai levar um certo tempo para ser completada, você pode monitorar a conclusão verificando o valor da coluna status. Quando seu valor for igual a Ready (Pronto) o processo vai estar completo, nesse momento você pode entrar com a url da sua aplicação no navegador para verificar se sua aplicação está funcionando corretamente na nuvem.

 

 E com isso terminamos o artigo, faça um teste fazendo um deploy de alguma aplicação que você possui. Veja os pontos onde sua aplicação deve ser alterada e comece aos poucos a experimentar cada serviço disponível no Windows Azure.

Abraço,

Vinícius

Tags:

Follow the Discussion

Comments Closed

Comments have been closed since this content was published more than 30 days ago, but if you'd like to continue the conversation, please create a new thread in our Forums,
or Contact Us and let us know.