Entries:
Comments:
Posts:

Loading User Information from Channel 9

Something went wrong getting user information from Channel 9

Latest Achievement:

Loading User Information from MSDN

Something went wrong getting user information from MSDN

Visual Studio Achievements

Latest Achievement:

Loading Visual Studio Achievements

Something went wrong getting the Visual Studio Achievements

Introdução sobre o Windows Azure Storage

Os serviços de storage ou armazenamento, do Windows Azure fornece para os serviços de computação acesso a um sistema escalável de armazenamento.O  serviço ainda mantém três cópias dos seus dados em background garantindo alta disponibilidade dos dados armazenados.

A arquitetura aberta do serviço de armazenamento (passarei a chamar de Storage service), permite projetar aplicações para acessar/armazenar dados utilizando REST API. Veja na figura abaixo a arquitetura do Storage service.

Storage service architecture

Como pode ser visto na figura acima, o Windows Azure Storage service suporta quatro tipo de serviços: blobs, drives, queues e tables. Blobs, Queues e Tables possuem REST APIs diferentes.

Drives são um tipo especial de storage, este tipo não possui acesso direto utilizando REST API. Drives são um tipo de Page Blob, que suportam arquivos no formato VHD (Virtual Hard Disk) o arquivo é armazenado em um Blob storage para ser montado e utilizado pelas roles de compute. Apesar de não possuir acesso direto via REST API existe API de gerenciamento no SDK para serem utilizados nos serviços de computação (Web Role, Worker Role ou VM Role).

Você tem acesso a todos os serviços de Storage no momento que cria uma conta de storage no Windows Azure, vou falar um pouco mais sobre cada tipo de serviço para que você tenha uma ideia melhor de quando utilizá-los.

Um conta Blob é formada por uma série de Containers, você pode criar quantos containers quiser dentro de uma conta. Um Blob pode ser formado por uma série de Blocos (blocks) ou Páginas (Pages).

A conta Queue é uma coleção de queues (filas), uma conta pode ter quantas filas forem necessárias. Uma Queue é composta por filas de mensagens, enviadas por uma aplicação. As filas utilizam o conceito de FIFO - First In First Out.

E uma conta Table é formada por uma série de tabelas não relacionadas, as tabelas são utilizadas para armazenar dados estruturais. As tabelas são compostas por entidades e as entidades por sua vez é composta por propriedades.

Veja na tabela abaixo as características  de cada Storage service.

Característica

Blob

Url Schema

http://[storage account].blob.core.windows.net/[Container name]/[Blob name]

Tamanho máximo

200GB (block blob)   / 1TB (Page blob)

Recomendação de   uso

Projetado para   dados binários grandes.

API de referência

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/dd135733.aspx

 

Característica

Queue

Url Schema

http://[storage account].queue.core.windows.net/[Queue name]

Tamanho máximo

8K (String)

Recomendação de   uso

Projetado para   comunicação entre serviços.

API de referência

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/dd179363.aspx

 

Característica

Table

Url Schema

http://[storage account].table.core.windows.net/[Table name]?$filter=[Query]

Tamanho máximo

Terabytes de dados

Recomendação de   uso

Projetado para   armazenar pequenos objetos estruturados.

API de referência

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/dd179423.aspx

 

Mesmo que o Storage service possibilita aos serviços de computação (Web Role, Worker Role ou VM Role)  armazenar dados na nuvem, você também pode acessá-los diretamente por uma aplicação on-premises (aplicação que não está hospedada na nuvem) utilizando as APIs REST. É possível criar uma aplicação de álbum, por exemplo, que utiliza o Storage service do Windows Azure para armazenar as imagens, mesmo sem utilizar serviços de computação (Web Role, Worker Role ou VM Role).

Serviços de computação (Web Role, Worker Role ou VM Role) e de armazenamento (Blobs, Queues e Tables) podem ser utilizados independentemente no Windows Azure.

Existem várias empresas que estão utilizando os Storage service para realizar backup na nuvem, você pode criar rotinas automatizadas agendadas que fazem upload dos arquivos de back-up em um Windows Azure Blob, por exemplo.

Agora que você já tem um conhecimento geral sobre o Storage Service no Windows Azure, sugiro que continue a estudar cada um desses serviços mais a fundo.

O que tem que ficar claro é que os serviços de storage não são serviços de bancos de dados, o Windows Azure oferece um serviço de banco de dados na nuvem que é o SQL Azure e que funciona independente do Storage service, terei um artigo específico sobre o SQL Azure logo mais.

Abraço,

Vinícius

Tags:

Follow the Discussion

Remove this comment

Remove this thread

close

Comments Closed

Comments have been closed since this content was published more than 30 days ago, but if you'd like to continue the conversation, please create a new thread in our Forums,
or Contact Us and let us know.