Realizando deploy para o Windows Azure

Neste último artigo da série de artigos sobre migração você implantará a aplicação no Windows Azure, para isto primeiro você vai preparar a aplicação para ser implantada adicionando um projeto de implantação, em seguida criará um pacote para ser publicado no Windows Azure pelo portal de administração.

Passo 1 – Adicionar um projeto de implantação do Windows Azure

1. Execute o Visual Studio como administrador de Start | All Programs | Microsoft Visual Studio clicando com o botão direito do mouse no atalho do Microsoft Visual Studio e selecione Run as administrator.

2. Se a janela User Account Control aparecer, clique Yes.

3. Na opção File do menu, escolha Open em seguida Project/Solution.

4. Na janela Open Project, procure o arquivo TailspinSpyworks.sln para abrir a solução.

5. Clique com o botão direito do mouse no projeto TailspinSpyworks | Add Windows Azure Deployment Project.

6. O projeto TailspinSpyworks.Azure será adicionado a solução. Verifique que na lista de mensagens aparece a seguinte mensagem:  The project 'TailspinSpyworks.Azure' was created with a role for the project      'TailspinSpyworks'. For more information, see http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=226880. Navegue pela      estrutura do projeto, abra os arquivos de configuração para saber como o projeto irá se comportar dentro do Windows Azure. Note que uma nova role foi adicionada automaticamente e com referência ao projeto ASP.NET      TailspinSpyworks.

 

Passo 2 – Criar um pacote para implantação no Windows Azure

Neste passo você vai criar um pacote para publicar a aplicação dentro do Windows Azure.

1. Volte para no Visual Studio, clique com o botão direito do mouse no projeto TailspinSpyworks.Azure | Package.

         

 2. Na janela Package Windows Azure Application, mantenha as configurações e clique em Package.
         

3. Assim que o pacote é criado,  uma janela do Windows Explorer será aberta com dois arquivos: ServiceConfiguration.Cloud.cscfg e TailspinSpyworks.Azure.cspkg. Copie o caminho destes arquivos para ser utilizado no próximo passo.

 

Passo 3 – Criar um componente de computação dentro do Windows Azure

Neste passo você criara um novo Hosted Service para publicar a aplicação dentro do Windows Azure.

1. Acesse pelo Internet Explorer o portal do Windows Azure https://windows.azure.com.  Se necessário, faça login com sua conta do Windows Live.

2. Em Serviços hospedados, Contas de armazenamento e CDN (Hosted Services, Storage Accounts & CDN), painel do lado esquerdo, clique em Serviços Hospedados (Hosted Services), em seguida clique em Novo Serviço Hospedado (New Hosted Service).

 

  •  3. Na janela Criar um novo Serviço hospedado (Create a new Hosted Service), selecione a sua subscrição, informe:
  • O nome do serviço;
  • Um prefixo único para a URL (Ex.: <seunome>tailspin);
  • A região;
  • Uma opção de implantação (deployment) (Preparo ou produção);
    Um nome para a implantação (deployment) (Ex.: v1.0);
  • Local do pacote, escolha o arquivo TailspinSpyworks.Azure.cspkg
  • Arquivo de configuração, escolha o arquivo ServiceConfiguration.Cloud.cscfg de configuração (criado no       passo anterior).

 Clique em OK para criar o serviço hospedado e aguarde até o processo de provisionamento terminar, o processo vai levar alguns minutos.

 

 4. Para testar a aplicação que acabou de ser implantada no Windows Azure, basta ir até a janela de      propriedades do novo serviço hospedado e clicar na URL do DNS name.

Esse último artigo da série de migração você completou as etapas para migrar uma aplicação existente para o Windows Azure, os conceitos e procedimento aqui abordados podem ser utilizados para migrar aplicações Asp.Net existentes e criar novos aplicativos escaláveis no Windows Azure.

O módulo de migração foi desenvolvido tendo como base o Hands-On-Lab (Laboratório prático) de Windows Azure desenvolvido por Rogério Cordeiro.

Continuem a estudar os outros conteúdos do MVA (Microsoft Virtual Academy).

Abraço,

Vinícius.

Tags:

Follow the Discussion

Comments Closed

Comments have been closed since this content was published more than 30 days ago, but if you'd like to continue the conversation, please create a new thread in our Forums,
or Contact Us and let us know.