Realizando o deploy de uma aplicação PHP no Windows Azure

No artigo anterior configuramos o ambiente de desenvolvimento no Windows para trabalharmos com PHP, agora vamos fazer um deploy de uma aplicação simples (um phpinfo) e de uma aplicação bastante o Wordpress.

Vou utilizar a estrutura de pasta criada pelo scaffolder do Windows Azure SDK para PHP do artigo anterior.

Dentro da pasta PhpOnAzure.Web crie um novo arquivo chamado index.php e abra ele para edição, em seguida adicione as linhas de código abaixo.

<?php

phpinfo();

?>

Executando a aplicação PHP no ambiente local de desenvolvimento

Geralmente você vai testar a sua aplicação antes de fazer deploy para o ambiente de produção. Existem dois passos intermediários que você pode utilizar para testar a aplicação antes de fazer o deploy para produção:

  • O ambiente local de desenvolvimento;
  • E o servidor de staging.

O servidor de staging está disponível no portar do Windows Azure e para utilizá-lo é semelhante ao deployment de produção. Quando você estiver satisfeito com o release de stage, você pode trocar o ambiente de stage para produção através do portal. Nesse artigo porém vou focar na utilização do servidor local de desenvolvimento.

Para testar execute os seguintes passos:

  1. Abra o console do Windows;
  2. Execute o comando  'package create -in="C:\temp\WindowsAzurePHPApp" out="C:\temp\WindowsAzurePHPApp\build" -dev=true'

OBS: Deve ser verificado se o IIS está devidamente configurado para utilizar o PHP.

Sua aplicação vai começar a ser construída e em poucos segundos o navegados Web vai abrir e você vai visualizar a saída do método phpinfo(), como na figura abaixo.

Execute a aplicação PHP no Windows Azure

 

Para executar qualquer aplicação no Windows Azure, você vai precisar de dois arquivos:

Windows Azure Package;

ServiceConfiguration.cscfg.

Mudando apenas um pouco o comando anterior, ambos os arquivos serão gerados e podem ser carregados imediatamente no portal do Windows Azure.

      1. Execute o comando       'package create -in="C:\temp\WindowsAzurePHPApp"       -out="C:\temp\WindowsAzurePHPApp\release" -dev=false'

Agora você vai possuir dois arquivos na release, que serão carregados no Windows Azure como dito anteriormente.

Para fazer o deploy faça os passos abaixo:

      1. Acesse a sua       conta do Windows Azure.
      2. Botão "Novo Serviço       hospedado", a janela abaixo será apresentada.

 

 

      1. Escolha a       assinatura;
      2. Defina um nome para o       serviço;
      3. Defina um prefixo de url;
      1. Escolha a região       ou grupos de afinidades;
      2. Escolha a opção de deploy       (Stage ou produção);
      3. Defina um nome para       implantação;
      1. Local do pacote,       clique no botão "Procurar Localmente..." e vá para a pasta,       C:\temp\WindowsAzurePHPApp\Release, selecione o arquivo de pacote.       WindowsAzurePHPApp.cspkg;
      2. Arquivo de configuração,       clique no botão "Procurar Localmente..." e vá para a pasta,       C:\temp\WindowsAzurePHPApp\Release, selecione o arquivo de pacote.       WindowsAzurePHPApp.cscfg;
      3. Clique em ok, e aguarde       alguns minutos até realizar o deploy da solução. O processo consiste       em  subir uma nova instância do       Windows Server 2008, instalar o PHP e instalar nossa aplicação.

 

 

Quando a role alterar o seu estado para ocupado sua aplicação vai estar pronta para ser visualizada.

 

Agora temos uma solução PHP instalada no Windows Azure, por mais que a nossa aplicação seja simples, o processo de instalação e deploy é o mesmo para qualquer aplicação.

Tags:

Follow the Discussion

Comments Closed

Comments have been closed since this content was published more than 30 days ago, but if you'd like to continue the conversation, please create a new thread in our Forums,
or Contact Us and let us know.