Entries:
Comments:
Posts:

Loading User Information from Channel 9

Something went wrong getting user information from Channel 9

Latest Achievement:

Loading User Information from MSDN

Something went wrong getting user information from MSDN

Visual Studio Achievements

Latest Achievement:

Loading Visual Studio Achievements

Something went wrong getting the Visual Studio Achievements

Um assunto bastante comentado – Gamification

Um assunto bastante comentado – Gamification

Campanhas publicitárias, aprendizado, e-learning, treinamentos de equipe, tarefas do dia-a-dia. Esses são alguns dos locais aonde os games estão invandindo há um certo tempo, ou o mais citado, gamification.

Em poucas palavras, o gamification é uma forma de trazer tarefas e atividades cotidianas, para sistemas próximos a games ou até mesmo um game completo. As campanhas publicitárias são o exemplo mais prático, elas utilizam games para exibir a sua marca, principalmente por meio online em um hotsite.

Mas a pergunta é: Por que trazer os games para essas realidades?

Basicamente para criar uma experiência divertida e fora do comum, para a realização de tarefas ou atividades.

É importante ressaltar que o gamification, nem sempre é tornar algo um game "jogável", com personagem, história e objetivo. O gamification pode ser desde realizar check-ins e competir com seus amigos, até mesmo treinamento de uma equipe de vendas para as mais variadas situações.

São inúmeras as possibilidades de tornar as coisas atrativas por meio de games, como por exemplo:

  • Treinamento e recrutamento de uma equipe na empresa;
  • Exercícios para o cérebro, como alguns games já fazem;
  • Tornar o ensino de alguma matéria mais atrativo;
  • Simulações do mundo real, como games que mexem com a Bolsa de Valores;
  • Interação entre alunos e professores;
  • Campanhas Publicitárias, atraindo o público a fazer uma série de desafios com pontuações e recompensá-lo com um prêmio no final.

O assunto de gamification é amplo a todas as áreas e se formos pensar a fundo, ainda é pouco explorado. Já imaginou a possibilidade de treinar uma equipe da sua empresa, utilizando técnicas como pontuações e rankings? Isso estimula a busca por conhecimento, ao mesmo tempo em que aumenta a interação entre o time.

Um ponto bastante explorado quando há a intenção de tornar algo um game, são os achievements. Ou seja, as conquistas que determinadas ações lhe proporcionam. Já existe relógio e planos apresentados em sites que te dão conquistas, quando você se exercita e corre uma determinada distância, dando medalhas conforme a constância e distância do exercício físico realizado.

Hoje em dia, dada a importância do assunto, empresas já realizam consultoria sobre o assunto e vão a fundo, oferecendo ideias e oportunidades para a inclusão da "técnica do gamification", dentro das suas necessidades.

O que podemos tirar de tudo isso é que boa parte de nossas ações do dia-a-dia, estão ligadas de alguma forma com o conceito de gamification. Até mesmo nossa carreira profissional pode ser vista desta maneira, você almeja uma "conquista" que no fim é uma posição nova, salário maior ou estar em outra empresa.

Fica a reflexão, aonde estamos usando conceitos do "gamification" e nem percebemos? Será que podemos transformá-lo em algo digital/online e monetizá-lo?

Diego Blanco – Time de Audiências Técnicas Microsoft Brasil

Tags:

Follow the Discussion

  • Gostei da idéia de "business gamification". Quem sabe aplicá-la no time de desenvolvimento. Wink Enfim, são muitas as possibilidades. "continue semeando daí, que eu continuo colhendo daqui." "conhecimento horizontal, gerando crescimento vertical." HUGS
  • Tive contato e durante anos anos em RH!
    Eu sempre defendia algumas idéias malucas como, no momento da avaliação de candidato, utilizar games para testar seu raciocínio, habilidades mentais e TOMADA DE DECISÕES.
    Mas sempre fui taxado por maluco, porque todos diziam que games são coisas para crianças e não se aplica a real função em que o candidato elabora! 
    Por isso eu digo, SOU MALUCO MESMO, pois defendo essa idéia até hoje!

    Não digo games complexos, mas sim games que demonstram como o candidato agiria em determinadas situações!
    Fóra tradicionalistas!!!!!!! aehaehaehaehaehaehaehaeh 

  • LeonLeon

    Muita bom o curso!
    Bem passo a passo.

    Nos últimos dias tem ocorrido alguns problemas no site da MVA.
    Às vezes ao abrir os links das aulas (a aula deste Post, por exemplo), elas não são marcadas como "lidas", mesmo após sair e entrar do MVA.
    Também acontece um problema ao realizar as autoavaliações. Às vezes, após responder a última questão, ocorre um erro e a autoavalização não é marcada como concluída, impossibilitando o início do estudo do próximo módulo. Neste caso, ao tentar iniciar novamente a autoavaliação, ocorre um erro (Error code: 634740111835472614).

    Obrigado!

  • Leandro VilelaLeoVillaZ Vilela

    Muito bacana o artigo, parabéns.

Remove this comment

Remove this thread

close

Comments Closed

Comments have been closed since this content was published more than 30 days ago, but if you'd like to continue the conversation, please create a new thread in our Forums,
or Contact Us and let us know.