WebMatrix - Ambiente de codificação

O segundo módulo deste treinamento tem dedicado atenção a apresentação das principais características funcionais do WebMatrix. Assim, nas duas aulas inaugurais deste módulo apresentamos os tipos de projetos disponíveis na ferramenta e o ambiente de configuração do Internet Information Services Express.

No texto de hoje, nos concentraremos na apresentação dos recursos disponibilizados pelo WebMatrix para gerenciamento do ambiente de codificação. Nosso objetivo é apresentar de forma clara e objetiva, como a ferramenta atende as demandas de usuários que desejam escrever seus códigos no WebMatrix.

O ambiente de codificação

O WebMatrix é uma ferramenta para construção de aplicações web e portanto, se existe uma característica que não pode deixar a desejar é o ambiente de codificação. Neste quesito, usuários do WebMatrix estão bem servidos.

WebMatrix disponibiliza um ambiente simples (mas não pobre) e intuitivo para a escrita de códigos para as linguagens as quais a ferramenta oferece suporte nativo.

Oferecer suporte nativo siginifica que o WebMatrix traz consigo certos recursos que facilitam o processo de escrita dos códigos nas linguagens suportadas, tais como: coloração de palavras reservadas, code-complete (intellisense), tooltip, etc. Atualmente, as linguagens suportadas nativamente na versão atual do WebMatrix são:

  • HTML (já com atualização para a especificação 5)
  • CSS (já com atualização para a especificação 3)
  • Razor View Engine
  • ASP.NET
  • PHP
  • Javascript (incluindo os frameworks mais populares, como jQuery)
  • SQL (para a escrita de scripts de bancos de dados)
  • XML
  • C#
  • Visual Basic
  • ASP Clássico

Além dos recursos específicos para as linguagens já suportadas, WebMatrix disponibiliza ainda certos recursos comuns ao ambiente, tais como: auto identação, numeração de linhas, árvore de diretórios simplificada, menu contextualizado, etc.

Conhecendo o ambiente

Para acessar o ambiente de codificação do WebMatrix, basta direcionar o mouse ao canto inferior esquerdo do ambiente de trabalho da ferramenta e selecionar a opção "Files". Ao realizar tal procedimento, você deverá estar visualizando uma tela semelhante aquela apresentada pela Figura 1.

 

Figura 1. O ambiente de codificação do WebMatrix

A Figura 1 apresenta o ambiente de codificação do WebMatrix. Conforme mencionado anteriormente, o ambiente é extremamente simples e permite a fácil operação por qualquer usuário.

Duas características são marcantes analisando-se a Figura 1: menu contextualizado e árvore de navegação entre arquivos e diretórios. A presença do menu contextualizado no WebMatrix justifica-se naturalmente se trazemos conosco o conceito fundamental da ferramenta, isto é, o de ser uma ferramenta simples e intuitiva. Menus contextualizados foram introduzidos no Office 2010 e emplacaram excelentes resultados em termos de produtividade, justamente por não permitir o desvio de atenção durante determinada operação. Já a árvore de navegação é elemento indispensável em qualquer ambiente de codificação pois, permite gerenciar de forma simplificada nos muitos arquivos constantes em um projeto de aplicação web.

A seguir apresentamos com algumas imagens recursos adicionais do ambiente de codificação oferecidos pelo WebMatrix.

 

Figura 2. Code-complete para uma das linguagens suportadas

 

Figura 3. Recurso "go to". Muito útil para arquivos com muitas linhas de código

 

Figura 4. Busca de expressões dentro de arquivos

Conclusões

Conhecer o ambiente de codificação do WebMatrix é fundamental pois, boa parte do tempo de desenvolvimento de sua aplicação, será dispendido neste local. Conhecer os recursos associados podem o ajudar a incrementar a qualidade do código e a produtividade do usuário.

O ambiente de codificação do WebMatrix proporciona todos os recursos necessários para proporcionar a seus usuários produtividade na escrita de códigos nas linguagens suportadas pela ferramenta.

Tags:

Follow the Discussion

Comments Closed

Comments have been closed since this content was published more than 30 days ago, but if you'd like to continue the conversation, please create a new thread in our Forums,
or Contact Us and let us know.