Entries:
Comments:
Posts:

Loading User Information from Channel 9

Something went wrong getting user information from Channel 9

Latest Achievement:

Loading User Information from MSDN

Something went wrong getting user information from MSDN

Visual Studio Achievements

Latest Achievement:

Loading Visual Studio Achievements

Something went wrong getting the Visual Studio Achievements

WebMatrix - Onde, quando e quem pode utilizar

WebMatrix é uma ferramenta criada com o objetivo de facilitar o processo de construção de aplicações web (como já é de seu conhecimento), entretanto, como WebMatrix é uma ferramenta proposta, implementada e disponibilizada pela Microsoft, empresa criadora de ferramentas já consagradas no mercado para finalidades semelhantes, a saber, Visual Studio (atualmente na versão 2010), Visual Web Developer Express e Expression Web, por vezes pode surgir a seguinte indagação: "Se a Microsoft já possui outras boas ferramentas para construção de aplicações web, porque uma nova ferramenta para este fim?".

Este artigo pretende responder a esta e outras questões comumente realizadas por desenvolvedores que entram em contato com WebMatrix pela primeira vez. Entender o foco da ferramenta é fundamental para o sucesso na utilização da mesma.

Onde utilizo o WebMatrix?

Muito embora o nome da ferramenta já sugira o cenário de atuação da mesma, é comum encontrar desenvolvedores que, por desconhecerem o foco da ferramenta, não sabem exatamente o contexto de utilização do WebMatrix.

WebMatrix é um ambiente integrado de desenvolvimento para construção exclusivamente de aplicações web utilizando webstandards. As palavras "exclusivamente" e "webstandard" são decisivas para indicar que:

  • WebMatrix não é uma ferramenta para construção de aplicações Silverlight;
  • WebMatrix não é uma ferramenta para construção de aplicações Windows Phone;
  • WebMatrix não é uma aplicação para construção de aplicações Windows Forms ou WPF (Windows Presentation Foundation)
  • Dentre outras.

Assim, se o projeto de software a ser implementado contempla o cenário de atuação na web, WebMatrix pode e deve ser considerado como ferramenta de desenvolvimento.

Um aspecto crítico a ser considerado quando opções de IDE's estão sendo analisadas trata-se justamente da "dimensão da aplicação". Este é um aspecto realmente crítico pois, impacta diretamente em aspectos vitais do projeto de software como: produtividade, testabilidade, integração, etc.

De forma geral, WebMatrix é uma aplicação interessante e recomendável para criação de aplicaçãoes pequenas e médias pois, certos recursos fundamentais em projetos de grande porte não são suportados por ela.

Quem pode utilizar?

WebMatrix possui uma característica interessante e que, acabam a diferenciando em relação a outras IDE's do mercado. A característica a qual nos referimos é: WebMatrix atende o público iniciante no universo de construção de aplicações web e além disso, fala também para o público com certa experiência.

Enquanto ferramentas como Visual Studio oferecem uma ampla gama de recursos avançados (e com isso, naturalmente atingindo um público mais avançado/experiente de desenvolvedores), WebMatrix com sua simplicidade e recursos otimizados e autoconfiguráveis, vai na contra mão, atingindo naturalmente este público leigo ou com pouca experiência no desenvolvimento para web.

Assim, é possível afirmar categoricamente que não há uma área de sobreposição de mercado entre Visual Studio, Visual Studio Developer Express, etc. com WebMatrix pois, os alvos são distintos.

São contemplados ainda pelo WebMatrix, desenvolvedores de outras plataformas que são carentes de boas IDE's para construção de seus projetos, especialmente da plataforma PHP. A partir da versão 2 beta (atual) da ferramenta, vários recursos dedicados a desenvolvedores PHP foram adicionados as features nativas do WebMatrix.

Além disso, como WebMatrix hoje instala e configura os requisitos necessários para que o PHP funcione da melhor forma possível no Internet Information Services (IIS), o ambiente entregue ao desenvolvedor é extremamente saudável.

Links complementares

Artigo: PHP e IIS – Uma parceria de sucesso
Artigo: Fast CGI: O motor do PHP no IIS

Tags:

Follow the Discussion

  • Gustavo TeixeiraGustavo Teixeira

    Muito bom Fabrício,

    WebMatrix é um assunto que eu estou começando (Inclusive meu Primeiro contato de verdade foi por aqui mesmo) e estou gostando muito.

    Ta legal.

    OBs. Os links dos artigos complementares não estão funcionando.

    Gracias!

  • Sergio DouglasSergio Douglas

    Links dos artigos extras.

    PHP e IIS – Uma parceria de sucesso
    http://goo.gl/2dJd0

    Fast CGI: O motor do PHP no IIS
    http://goo.gl/jjch8

  • ViniciusVinicius

    Oi Fabrício, acho que seria muito interessante citar neste artigo quais recursos fundamentais para desenvolvimento de aplicações de grande porte que o WebMatrix não supota.

    Abs,

  • ViniciusVinicius

    não suporta*

  • Ricardo BastosRicardo Bastos

    Também gostaria de saber quais recursos para web de grande porte o WebMatrix não suporta.

  • Leonardo Luis dos SantosLeonardo Luis dos Santos

    Muito bom artigo!

  • DanielDaniel

    Ola, o artigo é muito bom.
    Gostaria de informar que os links do final do artigo não estão funcionando:

    Links complementares

    Artigo: PHP e IIS – Uma parceria de sucesso
    Artigo: Fast CGI: O motor do PHP no IIS

    abs

  • Vitor A. Valevitoravale vitoravale

    Muito bom os artigos

    Ps. links quebrados.

Remove this comment

Remove this thread

close

Comments Closed

Comments have been closed since this content was published more than 30 days ago, but if you'd like to continue the conversation, please create a new thread in our Forums,
or Contact Us and let us know.