Entries:
Comments:
Posts:

Loading User Information from Channel 9

Something went wrong getting user information from Channel 9

Latest Achievement:

Loading User Information from MSDN

Something went wrong getting user information from MSDN

Visual Studio Achievements

Latest Achievement:

Loading Visual Studio Achievements

Something went wrong getting the Visual Studio Achievements

WebMatrix - Tipos de projetos disponíveis

O WebMatrix é uma ferramenta desenvolvida para facilitar o processo de construção de aplicações web, isto já é conhecido de todos. Com base nesta afirmação, faz todo sentido oferecer diferentes tipos de projetos para atender à demandas específicas de desenvolvimento para o grupo de profissionais aos quais a ferramenta se destina.

Basicamente, quando se inicia um novo projeto com WebMatrix, do início ao fim, três elementos básicos devem estar presentes: ideia, personalização/desenvolvimento e publicação. Este artigo trata do primeiro elemento, isto é, como o WebMatrix pode com suas características funcionais atender "a ideia" do usuário.

Tipos de projetos disponíveis

Uma ferramenta de desenvolvimento deve atender seus usuários em diversos aspectos. Nesse sentido, em termos de projetos, o WebMatrix disponibiliza basicamente dois modelos: templates básicos temáticos (implementados com sintaxe Razor) e galeria de aplicativos (Web App Gallery). A seguir, apresentamos cada um deles individualmente com suas características associadas.

Templates: são 6 (seis) opções para criação de aplicações baseadas em modelos já prontos. Esta opção torna-se interessante principalmente se o usuário encontra-se em nível junior ou é novo no universo de desenvolvimento para web e está utilizando a ferramenta para aprender como construir aplicações utilizando a sintaxe Razor utilizando banco de dados e helpers. Outro aspecto importante em relação aos templates é que, em algum momento, determinado template pode atender de fato as necessidades de determinado, exigindo do responsável pelo desenvolvimento apenas personalizações. Os templates disponíveis atualmente são:

  • Empty Site: projeto vazio. Neste modelo, tudo deve ser criado pelo usuário. De forma geral, esta opção atende a desenvolvedores que pretendem criar soluções esepcíficas, não atendidas pelos modelos oferecidos pela ferramenta.
  • Starter Site: projeto que traz um site básico. O template é todo construído com sintaxe Razor, HTML 5, CSS 3, Helpers (autenticação de usuários, etc.).
  • Bakery: projeto que traz um modelo de site para padaria. De igual forma, o modelo é implementado em Razor e webstandards.
  • Photo Gallery: projeto para galeria de fotos. Todas as características presentes nos modelos anteriores podem ser encontradas aqui.
  • Calendar: projeto que implementa um controle de calendário.
  • Personal Site: modelo que sugere a estrutura de um site pessoal, trazendo helpers para integração com twitter, facebook, etc.

A Figura 1 apresenta a janela exibida pelo WebMatrix após clicar na opção "Template" da página inicial.

 

Figura 1. A tela com as opções de templates do WebMatrix

Web App Gallery: como o próprio nome sugere, a Web App Gallery (WAG) é um repositório de aplicativos web terceiros com uma característica fundamental: todos são open-source, isto é, podem ser utilizados livremente sem custo adicional. As aplicações disponíveis na WAG atendem a diferentes demandas: blogs, lojas virtuais, wikis, fóruns, CMS, dentre outros. A grande vantagem desta característica com WebMatrix é o fato de que esta última oferece todos os recursos necessários para executar a personalização, publicação e demais operações com as web apps provenientes da WAG, isto é, tudo o que o usuário precisa em um único lugar.

A Figura 2 apresenta a tela específica de aplicações oferecidas através da Web App Gallery.

 

Figura 2. Web App Gallery

Dentre as aplicações presentes na WAG, destacam-se as já populares:

  • Wordpress: indiscutivelmente a mais popular ferramenta para gerenciamento de conteúdos e mídias no formato de blog. Desenvolvida em linguagem PHP com banco de dados MySQL.
  • Joomla!: CMS para gerenciamento de conteúdos web em formato de portal. Desenvolvida em linguagem PHP com banco de dados MySQL.
  • nopCommerce: uma das lojas virtuais mais completas e utilizadas no mundo.
  • Dentre outras.

Conclusões

Conhecer os tipos de projetos disponibilizados pelo WebMatrix é importante pois passa a ideia de como a ferramenta pretende atender as demandas de seus usuários.

O WebMatrix é uma ferramenta interessante para você se seu objetivo é iniciar de forma correta (entenda-se utilizando conceitos e tecnologias corretas para este cenário) no universo web ou se é desenvolvedor PHP em qualquer nível e procura uma opção interessante em termos de IDE para construir suas aplicações.

Ferramentas como Visual Studio, Visual Studio Express e outras, falam para públicos distintos, sem gerar atrito com WebMatrix, conforme mencionado no primeiro módulo deste treinamento.

Tags:

Follow the Discussion

Remove this comment

Remove this thread

close

Comments Closed

Comments have been closed since this content was published more than 30 days ago, but if you'd like to continue the conversation, please create a new thread in our Forums,
or Contact Us and let us know.