Definindo controle de acesso no Wordpress

Uma vez criado seu WordPress no Azure , é possível customizá-lo de várias formas. Porém, como ele está hospedado na Nuvem, há algumas particularidades que devem ser consideradas para tal. Nesse tutorial você aprenderá:
Para customizar o WordPress, é necessário ter o código localmente. Uma vez que a aplicação está na Nuvem ela é facilmente escalável, adicionando mais máquinas. Aqui podem ocorrer problemas, pois ao rodar a aplicação em 10 máquinas, caso seja instalado um plug-in em uma delas, não há nada que indique para o Azure que as demais máquinas devem ser atualizadas. A forma mais adequada de fazê-lo é através do controle de versão, pois quando fazemos as alterações e as enviamos ao repositório remoto, o Azure se encarrega de fazer a implantação e atualizar todas as máquinas onde a aplicação está rodando.
Primeiro, é preciso configurar um repositório Git para o site. No portal do Azure, na área de administração do site, clique em Configurar a implantação a partir do controle de origem:
Selecione Repositório Git local e clique na seta para avançar:
Se essa é a primeira vez que você cria um repositório Git no seu Azure, ele vai solicitar a criação de um usuário e senha para acesso:
Será mostrada uma tela indicando que o repositório Git está sendo criado, e após alguns instantes serão apresentadas as informações sobre o repositório:
Com isso já podemos baixar o código da aplicação.
OBSERVAÇÃO
Para prosseguir com esse tutorial é preciso ter o git e o php5 instalados. Caso seu sistema não tenha, execute o seguinte comando (em distribuições Debian):
sudo apt-get install git php5 php5-mysql
Agora podemos clonar o repositório localmente com o comando git clone:
git clone URL_DO_GIT
O git vai pedir a senha para acesso, e em seguida baixar o repositório.
Para rodar a aplicação de forma stand alone, há duas configurações importantes:
sudo chown -R root: .
Esse comando torna o usuário root o dono da pasta atual e suas subpastas.
sudo gedit /etc/hosts
Para abrir o arquivo para edição. Comente a linha que especifica o localhost e adicione uma nova linha, com o ip local apontando para o endereço da aplicação remota. Vai ficar assim:
#127.0.0.1 localhost 127.0.0.1 URL do Azure Websites
Onde URL deve ser substituída pela url da aplicação, por exemplo azurewp.azurewebsites.net. Dessa forma a aplicação local vai ser acessada usando como alias a url da aplicação remota. Isso só deve permanecer assim enquanto em desenvolvimento, quando a customização estiver terminada, as linhas do arquivo hosts devem voltar a ser como eram.
Com as configurações feitas, para subir a aplicação execute o comando:
sudo php -S 127.0.0.1:80
Acesse a url do site (nesse exemplo, azurewp.azurewebsites.net) para acessar localmente. É possível visualizar no console o que a aplicação está entregando para o browser:
Vamos customizar o WordPress para que ele tenha a funcionalidade de gerenciamento de arquivos. Para isso vamos instalar o plug-in SP Project & Document Manager por exemplo [http://wordpress.org/plugins/sp-client-document-manager/]. Acesse a área de administração do WordPress e clique em plug-ins. Você vai ver a listagem de plug-in instalados:
Clique no botão Add New e na tela seguinte, na caixa de texto, busque por sp-client-document-manager:
O plug-in que procuramos é o primeiro da lista. Clique em Install Now. Após alguns instantes será apresentada a tela de sucesso:
Clique em Activate Plugin e o novo plug-in vai aparecer como ativo na listagem. Repare que agora há dois itens novos no menu lateral, Documents e Folders:
Isso conclui a instalação do plug-in localmente. Verifique com o comando git status que agora há uma nova pasta no repositório local:
Essa é a parte mais fácil. É necessário apenas fazer um push para o repositório remoto e o Azure vai atualizar a aplicação em todas as máquinas na qual ela estiver rodando. Rode os seguintes comandos:
sudo git add . sudo git commit -m "mensagem de commit" sudo git push origin master
*nesse momento o sudo é necessário porque o root é o atual dono da pasta. Para não precisar usá-lo execute novamente o comando chown passando a posse da pasta para outro usuário. Ex:
sudo chown -R juliano: .
Durante o processo, o Azure vai nos posicionando sobre o estado da aplicação, onde "Deployment successful" é o estado final, indicando sucesso. Altere novamente o arquivo /etc/hosts e acesse o site remoto, o qual terá o plug-in instalado independentemente de em quantas máquinas a aplicação estiver rodando.
127.0.0.1 localhost #127.0.0.1 URL do Azure Websites