Blockbuster entra na era da Internet

Sign in to queue

Description

Quando a Netflix iniciou suas operações, muitos previam o fim da Blockbuster - a titã no mundo de aluguel de DVDs e antigos VHS. Com um modelo muito amigável para o usuário, a Netflix desde seu princípio utilizou a Internet como parte fundamental de seu negócio. Para quem não conhece como funciona, o usuário Netflix cria uma lista de DVDs na Internet - e só na Internet - para assistir. A Netflix então envia os DVDs pelo correio americano com envelope de retorno já pago. O usuário pode manter o DVD por quanto tempo quiser, sem pagar multa de retorno, e tem direito a ter um número limite de DVDs ao mesmo tempo. Ou seja, com uma mensalidade fixa você vê quantos DVDs tiver tempo hábil para assistir. Quando o usuário quiser devolver o filme, basta deixar em qualquer caixa de correio.

Na Internet a Netflix deu o primeiro tiro, fornecendo aos seus membros alguns títulos para streaming. Eu já testei o sistema (funciona só nos EUA) e realmente é impressionante a qualidade e velocidade de início. Numa conexão "típica" de Internet via TV a cabo nos EUA, 6mbps, eu comecei a assistir meu filme em menos de 15 segundos e a qualidade era igual a DVD - sem exageros. A Netflix até chegou a mostrar sua visão do futuro no Mix '07.

Finalmente a Blockbuster entrou na era de entrega de vídeo via Internet. Numa primeira tentativa de mergulhar nessas águas, ela vai realizar sua primeira transmissão de vídeo streaming via Internet de um filme longa metragem no dia 19 de dezembro. E o filme será gratuito. A Blockbuster vai exibir o filme "Jackass 2.5" até o dia 31 de dezembro utilizando Microsoft Silverlight, a mesma utilizada na demonstração da Netflix no Mix '07. Para quem estiver nos EUA na época, acesse o filme aqui www.blockbuster.jackassworld.com.

Lembrando que usuários de IE, Firefox, e Safari poderão assistir ao filme após instalação do Silverlight plug-in.

The Discussion

Add Your 2 Cents