Introdução ao Windows Media Center

Sign in to queue

Description

Lançado em 2002 somente nos Estados Unidos, finalmente chegou ao Brasil o Windows Media Center, o meu produto favorito para mídia digital. Conhecido inicialmente como Windows XP Media Center Edition (seu apelido era Windows MCE), ele agora vem dentro das versões Home Premium e Ultimate do Windows Vista e passa a ser chamado de WMC. Do Windows MCE original nasceu uma divisão inteira dentro da Microsoft chamada eHome, cujo foco é criar produtos e soluções para a casa digital. Lá estão as divisões de Xbox, Zune, WMC, Microsoft TV e tantas outras. Para o mercado norte americano, e alguns europeus, um produto como o WMC faz sentido. A penetração de computadores, tocadores digitais portáteis, vídeo games e televisores de alta definição, é mais ampla. Além disso, lares nesses mercados já contam com múltiplos computadores. No Brasil, porém, onde raros conhecem coisas como TiVo, DVR, Slingbox, Video On Demand, o conceito é muito novo.

Dentro desse cenário o WMC veio trazer a experiência com mídia digital que o PC permite para os televisores comuns em salas de estar e ambientes mais confortáveis. O que começou com ligando um PC tradicional a um televisor hoje já vai muito além. Diversos dispositivos se conversam num intercâmbio de mídia digital que permite o consumo de suas músicas, fotos, vídeos, televisão e até conteúdo de Internet em qualquer canto da casa, tudo com uma interface bonita. Essa é a finalidade do WMC, liberar nossa mídia do PC onde hoje armazenamos quase tudo e dar a elas uma navegação simplificada através do controle remoto, comando familiar para quase todos.

Eu estarei publicando uma série de sete vídeos curtos ensinando as principais funcionalidades do WMC. Vamos começar com o mais básico, como conectar e configurar um PC com Windows Media Center. Para quem tiver dúvidas específicas, por favor registre-as na área de comentários. Eu espero poder fazer um follow-up com configurações e usos avançados do WMC - por exemplo, utilizar o WMC como biblioteca de filmes, acessar seu WMC pela Internet para ver todas suas mídias, até TV ao vivo, e eventualmente utilizá-lo como plataforma para automação residencial. Para quem quiser mais informação, acabamos de traduzir o site oficial do Windows Media Center para português: https://www.microsoft.com/brasil/mediacenter.

The Discussion

Add Your 2 Cents