Windows Home Server - Um Servidor em sua Casa

Sign in to queue

Description

O Windows Home Server foi recentemente lançado aos fabricantes OEM para produção. Esse novo sistema operacional da divisão de servidores da Microsoft tem um conceito que, à primeira vista, até confunde – ser um servidor doméstico. Já pensou, um servidor na sua casa? Isso mesmo, o Windows Home Server foi feito para facilitar a vida das residências com vários computadores e impressoras em rede. As principais funcionalidades do produto são armazenar, compartilhar e proteger os dados dos computadores de uma residência. Ele faz tudo isso de forma automática e simples, centralizando os backups dos arquivos mais importantes de cada computador na rede. O Windows Home Server roda num computador desktop que é “headless” (sem cabeça), pois ele só precisa de monitor, teclado e mouse para sua configuração inicial. Uma vez no ar, você o acessa remotamente através de um navegador Web. Inicialmente, o Windows Home Server será vendido por fabricantes como HP, Gateway, LaCie, Iomega e Fujitsu-Siemens nos Estados Unidos. Ele também é uma plataforma aberta. Vários add-ons já foram desenvolvidos permitindo funcionalidades como automação residencial e streaming para celulares Windows Mobile.

O produto tem outros recursos práticos, como monitorar o estado dos computadores ligados a ele, informando o proprietário se o disco rígido está para falhar, se o anti-virus está desatualizado, ou se o firewall está com alguma configuração inadequada para proteção da rede. Adicionalmente, o proprietário poderá acessar seus arquivos que estão armazenados no Windows Home Server de qualquer lugar do mundo através da Internet. Cada proprietário do Windows Home Server terá uma página Web com domínio próprio para acessar seus arquivos. Todas as configurações são simples de realizar, pois o produto foi feito para o usuário doméstico que não tem noção de como administrar um servidor. As telas de instruções contêm muitos gráficos para facilitar a compreensão das funções. Finalmente, o Windows Home Server também serve como central de mídia para os usuários conectados a ele. Tanto PC’s com Windows XP e Windows Vista, como o Xbox 360, podem acessar e fazer streaming das bibliotecas de mídia armazenadas no Windows Home Server. Para uma residência com várias câmeras digitais e tocadores de áudio digital, agora ficou fácil compartilhar fotos, músicas e vídeos entre a família, sempre respeitando os direitos autorais de autores e as classificações permitidas no Controle de Pais do Windows Vista ou OneCare. Por emquanto não há a previsão de lançamento no Brasil e os primeiros modelos estarão à venda nos Estados Unidos ainda esse ano.

Assista esse vídeo (em inglês) que mostra as funcionalidades do Windows Home Server. Para os curiosos, esse vídeo mostra uma comemoração da equipe interna ao lançar o produto. Se quiserem uma tradução dos vídeos deixem seus pedidos nos cometários, por favor.

The Discussion

Add Your 2 Cents