Deployment no Azure utilizando o Azure Toolkit for Eclipse with Java

Sign in to queue

Description

Deployment no Azure utilizando o Azure Toolkit for Eclipse with Java

 

Pré-requisitos:

  • Uma conta no Azure, o ambiente de computação em nuvem da Microsoft.
  • Uma versão recente do Windows. Este método de implantação exige o Azure SDK para .NET instalado, que por enquanto está disponibilizado somente para esta plataforma.
  • Uma versão recente do Java instalada. Para que o projeto possa ser construído com sucesso você precisa de um JDK (Java Development Kit), e não somente de um JRE (Java RuntimeEnvironment). Você pode realizar o download em http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html
  • Uma versão recente da IDE Eclipse instalada. Por enquanto somente a IDE Eclipse possui um plugin disponibilizado para Azure. O Eclipse possui várias opções de pacotse diferentes, e recomendamos o "Eclipse IDE for Java Developers". Você pode realizar o download do Eclipse em http://www.eclipse.org/downloads/packages/eclipse-ide-java-ee-developers/lunasr1
  • A ferramenta de controle de versão Git O Git é uma ferramenta de controle de versão distribuída bastante popular, e está disponível em uma grande quantidade de plataformas. Você pode realizar o download em http://git-scm.com/

Etapas

Instalação do plug-in do Azure Toolkit for Eclipse with Java

  1. O primeiro passo é a instalação do Azure Toolkit for Eclipse with Para isso selecione o menu Help -> Install New Software...

 Generic Episode Image

 

  1. No campo "Workwith:", digite a URL do repositório de plug-ins disponibilizado pela MSOpenTech: http://dl.msopentech.com/eclipse

 Generic Episode Image

 

  1. Selecione a opção do Azure, e na próxima tela você terá uma descrição de todos os plug-ins sendo instalados.

 Generic Episode Image

 

  1. Aceite a licença dos plug-ins e finalize a instalação. Este processo pode demorar um pouco dependendo do seu computador e da sua conexão à Internet. Ao término você será orientado a reiniciar o seu Eclipse.

 Generic Episode Image

 

Obter o código-fonte do projeto de exemplo

  1. Acesse a URL do projeto no navegador: https://github.com/JavaOnAzure/azure-javaee7 Copie e cole a URL do repositório através do botão destacado na figura.

 Generic Episode Image

 

  1. Abra um terminal "GitBash", entre no diretório em que você deseja armazenar o seu projeto, e clone o seu repositório através do comando: "git clone https://github.com/JavaOnAzure/azure-javaee7.git"

 Generic Episode Image

 

  1. Agora será necessário importar o projeto no Eclipse. Este procedimento é necessário pois o projeto de exemplo utilizando o Maven, e não é um projeto Eclipse nativo. Selecione a opção File -> Import:

 Generic Episode Image

 

  1. Selecione a opção Maven -> ExistingMavenProjects

 Generic Episode Image

 

  1. Selecione o diretório em que o projeto foi clonado e conclua a importação.

 Generic Episode Image

 

  1. Seu projeto encontra-se pronto para ser executado no Eclipse.

 Generic Episode Image

 

Instalação e configuração do Wildfly no Eclipse

  1. Na aba "Servers", selecione a opção "Click this link tocreate a new server..." para adicionar a configuração de um novo servidor de aplicação no Eclipse.

 Generic Episode Image

 

  1. O servidor Wildfly não vem com o adaptador instalado na instalação padrão do Eclipse. Para instalá-lo, selecione a opção "Download additional server adapters".

 Generic Episode Image

 

  1. Selecione a opção "JBossAS Tools".

 Generic Episode Image

  1. Aceite a licença disponibilizada pelo fornecedor do adaptador.

 Generic Episode Image

  1. Selecione a opção Wildflyx.

 Generic Episode Image

  1. Utilize a configuração padrão disponibilizada pelo adaptador.

 Generic Episode Image

  1. Como ainda não temos uma instalação do Wildfly em nosso computador, optaremos por fazer com que o próprio adaptador do Eclipse realize o download e o instale em nosso computador. Selecione a opção "Download andinstallruntime".

 Generic Episode Image

  1. Até o presente momento a versão mais atual do Wildfly é a 8.1.0.Final, e é a versão que utilizaremos nesta demonstração.

 Generic Episode Image

  1. Nesta tela você pode escolher onde deseja que o Wildfly seja instalado, assim como também pode escolher onde será feito o download do arquivo de instalação. Você pode escolher a opção "Delete archiveafterinstalling" para remover o arquivo de instalação após a instalação ter sido concluída.

 Generic Episode Image

  1. Uma vez que o Wildfly já tenha sido instalado ele já aparece como opção na configuração do "Home Directory". Selecione o "Runtime JRE" adequado ao projeto (depende da sua instalação do Eclipse), que no nosso caso é o "jdk1.8.0_25".

 Generic Episode Image

  1. Selecione os projetos que você deseja que sejam implantados juntamente com o Wildfly. No nosso caso o projeto a ser implantado é o nosso projeto de exemplo, o "azure-javaee7". Certifique-se que ele se encontra no lado direito da tela, na opção "Configured". Ao finalizar este processo você terá configurado com sucesso o seu servidor Wildfly.

 Generic Episode Image

Criação de um projeto de deployment no Azure

  1. O deployment no Azure é realizado através de um projeto específico para este propósito. Para cria-lo, clique com o botão direito no projeto azure-javaee7 e escolha a opção Azure -> Package for Azure...

 Generic Episode Image

 

  1. Neste momento, caso você ainda não possua o Microsoft Azure SDK for .NET instalado no seu computador, será redirecionado automaticamente para o instalador. Siga as instruções do instalador. Este processo pode levar um tempo considerável dependendo do seu computador e da sua conexão à Internet.

 Generic Episode Image

 

  1. Uma vez finalizada a instalação do Microsoft Azure SDK for .NET, você pode escolher novamente a opção descrita no passo 22. Nesta tela agora você pode escolher o nome do seu projeto de deployment. No caso do nosso exemplo, demos o nome de azure-deploy.

 Generic Episode Image

  1. Na aba JDK da configuração do projeto de deployment você selecionará as opções relacionadas ao JDK utilizado para executar seu projeto no Azure. Recomendamos que você utilize as configurações já pré-definidas. Estas configurações fazem o upload do mesmo JDK que você utiliza localmente para o Azure, mantendo o JDK do seu ambiente de desenvolvimento o mesmo do ambiente de produção.

 Generic Episode Image

  1. Na aba Server do seu projeto de deployment, na opção do "Emulator Deployment", escolha o caminho em que você instalou o seu servidor Wildfly no seu computador. O type a ser utilizado é "JBoss AS 7 Standalone". Mesmo não sendo o mesmo tipo de servidor, a configuração do JBoss AS 7 Standalone e do Wildfly são compatíveis.

 Generic Episode Image

  1. Na aba Applications, assegure-se de que a aplicação azure-javaee7.war esteja adicionada para a realização do deployment.

 Generic Episode Image

  1. Ao passar para a próxima etapa você terá uma tela de configuração do ambiente em que o seu servidor executará. As opções disponíveis referem-se a distribuição de sessões (útil para clustering), caching (útil para aumentar o desempenho de alguns recursos) e debug (para diagnosticar a aplicação dentro do ambiente do Azure). Para a nossa aplicação de exemplo nenhuma destas opções são necessárias. Finalize a criação do projeto.

 Generic Episode Image

Realize o deployment de sua aplicação no Azure

  1. Uma vez criado o seu projeto de deployment, teremos que executá-lo para realizar o deployment no Azure de fato. Clique com o botão direito no projeto azure-deploy e selecione a opção Azure -> Deployto Azure Cloud.

 Generic Episode Image

 

  1. Você verá a tela de publicação do projeto. É necessário obter as credenciais e configurações da sua conta no Azure. Para nossa sorte este é um processo bastante facilitado através da importação das configurações diretamente através de um arquivo. Selecione a opção "Importfrom PUBLISH-SETTINGS file...".

 Generic Episode Image

  1. Selecione a opção "Download PUBLISH-SETTINGS File...".

 Generic Episode Image

  1. Você será redirecionado ao login da sua conta no Azure. Realize o login com a sua conta e em seguida realize o download do arquivo que lhe será fornecido. Importe este arquivo na tela do passo 31.

 Generic Episode Image

 

  1. Com as suas credenciais já configuradas no seu projeto, basta clicar no botão "Publish" para iniciar a publicação do seu projeto.

 Generic Episode Image

  1. O Console do Eclipse irá lhe exibir o andamento da publicação. Na primeira execução este processo pode levar um tempo bastante longo, dependendo da sua conexão à Internet. Trata-se de um processo de upload que envolve o envio do seu JDK, do seu servidor de aplicação e do seu artefato do projeto para o Azure. Em execuções subsequentes estes arquivos já estarão no cache do Azure e o tempo diminui de modo considerável.

 Generic Episode Image

  1. Uma vez publicado, a sua aba do Azure Activity Log exibirá o status "Published" com o link para exibição. Selecione este link para poder visualizar o seu projeto em execução no Azure.

 Generic Episode Image

 

  1. Você visualizará a tela padrão do Wildfly. Seu servidor Wildfly está executando com sucesso no Azure.

 Generic Episode Image

  1. Adicione o caminho azure-javaee7 na URL do seu navegador para poder acessar o nosso projeto de exemplo que foi implantado. Projeto implantado com sucesso!

 Generic Episode Image

 

Tags:

Azure, Java

The Discussion

Add Your 2 Cents