Implantação de um WAR no Tomcat 7 utilizando um repositório Git

Sign in to queue

Description

Este artigo foi escrito por Edson Yanaga @yanaga, obrigado Edson pela colaboração!

Implantação de um WAR no Tomcat 7 utilizando um repositório Git

 

Pré-requisitos:

·         Uma conta no Azure, o ambiente de computação em nuvem da Microsoft.

·         A ferramenta de controle de versão Git instalada. O Git é uma ferramenta de controle de versão distribuída bastante popular, e está disponível em uma grande quantidade de plataformas. Você pode realizar o download em http://git-scm.com/

·         Um aplicação Java simples em formato WAR para ser implantada. Você pode obter uma aplicação simples de exemplo (no estilo “Hello World”) em https://github.com/JavaOnAzure/javaonazure/releases/tag/1.0

 

Etapas

Criação do Azure Website

1.      O primeiro passo é a criação de um web site no Azure. Selecione a opção “WEB SITES” no menu do Azure no lado esquerdo da tela, e clique no link “CREATE A WEB SITE”.

 Generic Episode Image

                    

 

2.      Você visualizará um painel com as opções de criação de web sites. Como queremos criar um web site de Tomcat, selecione a opção “FROM GALLERY”.

 

Generic Episode Image

 

3.      Na galeria do Azure você encontrará uma grande diversidade de opções diferentes para realizar a implantação de suas aplicações. A nossa opção desejada encontra-se no menu ALL. Procure por “Apache Tomcat 7”, e confirme esta opção.

 

Generic Episode Image

 

4.      Uma vez selecionada a opção do Apache Tomcat 7, você deve escolher o nome do seu web site. Escolha um nome disponível: esta checagem é realizada enquanto você escolhe o nome do seu web site. No caso do nosso exemplo escolhemos “javaonazure”.

 

Generic Episode Image

 

5.      Após alguns instantes você verá o seu web site criado na tela inicial do painel de WEB SITES. Clique no nosso web site recém criado para poder configurá-lo.

 

Generic Episode Image

 

6.      Selecione a aba “CONFIGURE” para ter acesso às opções de configuração.

 

Generic Episode Image

 

7.      As duas opções relevantes para o nosso exemplo são a “JAVA VERSION” e a "WEB CONTAINER". A opção JAVA VERSION deve estar habilitada. Escolha a versão do Java a ser executada no web site. Em nosso exemplo, a versão disponível é a 1.7.0_51. É necessário também escolher qual o WEB CONTAINER, que no nosso exemplo é o Tomcat 7.0.50.

 

Generic Episode Image

 

8.      Como queremos realizar uma implantação utilizando um repositório Git, é necessário inicialmente criarmos nossas credenciais de acesso ao repositório. Escolha a opção de configuração relacionada às suas “deployment credentials”.

 

Generic Episode Image

 

9.      Escolha o seu usuário e sua senha a serem utilizados no seu repositório Git. Por enquanto ainda não é possível utilizar chaves de SSH: a autenticação é realizada através de usuário/senha.

 

Generic Episode Image

 

10.  Escolha a opção “Setup deployment from source control” para criar o seu repositório de Git contendo os arquivos e configurações do seu web site.

 

Generic Episode Image

 

11.  Escolha a opção “Local Git repository”.

 

Generic Episode Image

 

12.  A criação do repositório Git pode levar alguns momentos. Uma vez criado você terá a sua disposição esta tela com a URL do repositório Git. Copie esta URL pois ela será utilizada para clonar o repositório.

 

Generic Episode Image

 

Manipule o repositório Git

13.  Clone o repositório Git em seu computador através do comando “git clone” seguido da URL do seu repositório. Este processo pode levar algum tempo, dependendo da sua conexão à Internet, pois o repositório contém o servidor de aplicação e toda a infraestrutura necessária para executá-lo no Azure websites.

 

Generic Episode Image

 

14.  Navegue dentro do diretório do repositório. Você poderá verificar que dentro do diretório “bin” ele possui uma instalação básica do tomcat. Este é o tomcat que será executado pelo Azure. Você pode customizar esta instalação, editar arquivos de configuração e criar scripts adicionais de acordo com as especificações do próprio tomcat.

 

Generic Episode Image

 

15.  Assim como numa instalação local padrão do tomcat, seus arquivos WAR são disponibilizados dentro do diretório webapps. Recomendamos que você apague todas as aplicações de exemplo que são disponibilizadas neste diretório (passo opcional).

 

Generic Episode Image

 

16.  Em seguida, copie a sua aplicação WAR de exemplo e renomeia-a para ROOT.war de modo que ela seja implantada no contexto raiz do seu servidor tomcat.

 

 

Generic Episode Image

 

17.  Realize o commit de suas modificações no repositório Git através dos seguintes comandos. O 1.o comando adiciona os arquivos modificados para serem adicionados no commit, e o 2.o comando realiza o commit. A opção –m permite que você informe qual a mensagem de commit que será gravada.

a.       git add .

b.      git commit –a –m “Java on Azure”

 

Generic Episode Image

 

18.  Uma vez realizado o commit no repositório Git basta enviarmos as informações do repositório local para o repositório do web site no Azure. Execute o comando git push. Novamente, este comando pode levar um tempo considerável, dependendo da sua conexão à Internet.

 

Generic Episode Image

 

Verifique a sua implantação

19.  Finalizado o push você pode verificar o status da sua implantação no site do Azure na aba “DEPLOYMENTS”. O status de “ACTIVE DEPLOYMENT” informa que nossa implantação foi concluída com sucesso.

 

Generic Episode Image

 

20.  Ao clicarmos no link “WEB SITES” do lado esquerdo da tela podemos verificar que o nosso web site “javaonazure” está sendo executado. Clique no link disponibilizado para poder conectar-se à aplicação.

 

Generic Episode Image

 

21.  Você pode conferir que nossa aplicação foi implantada com sucesso.

 

Generic Episode Image

Tags:

Azure, Java

The Discussion

Add Your 2 Cents