Java com MongoDB no Azure Websites e Marketplace

Sign in to queue

Description

Java com MongoDB no Azure Websites e Marketplace

 

Pré-requisitos:

  • Uma conta no Azure, o ambiente de computação em nuvem da Microsoft.
  • A ferramenta de controle de versão Git O Git é uma ferramenta de controle de versão distribuída bastante popular, e está disponível em uma grande quantidade de plataformas. Você pode realizar o download em http://git-scm.com/

Etapas

Contratação do serviço do MongoDB

  1. O primeiro passo é a contratação de um serviço de MongoDB através do Azure Marketplace. Para isso, clique no link "NEW" no canto inferior esquerdo da tela e selecione a opção "MARKETPLACE".

 Generic Episode Image

 

  1. O Azure Marketplace disponibiliza uma grande variedade de serviços. Role a tela até encontrar o serviço que utilizamos neste exemplo, o MongoLab. Avance para a próxima etapa clicando na seta no canto inferior direito.

 Generic Episode Image

 

  1. A configuração do serviço do MongoLab inclui a escolha do plano de utilização e do nome do banco de dados. No nosso exemplo utilizaremos o plano Sandbox, que já vem selecionado, e no campo "NAME" manteremos o valor padrão de "MongoLab". Avance para a próxima etapa.

 Generic Episode Image

 

  1. Nesta última etapa você tem a oportunidade de revisar os valores do plano contratado, bem como os termos legais do serviço. Conclua a contratação clicando no link "PURCHASE" no canto inferior direito.

 

 Generic Episode Image

Criação de um usuário para acesso ao serviço do MongoLab

  1. Após a contratação do serviço você verá na tela inicial do Azure o seu serviço de MongoDB. Para realizar configurações no serviço você pode clicar no link no canto esquerdo do serviço. Você será redirecionado para o site do MongoLab, já autenticado.

 Generic Episode Image

 

  1. No site do MongoLab, selecione a aba "Users" e clique no botão "Adddatabaseuser" para adicionar um novo usuário. Note que na parte superior da tela há instruções para se conectar ao serviço do MongoDB. Anote a URL que lhe é apresentada no formato "mongodb://username:password@hostname/databasename" pois será utilizada posteriormente para configurar a sua aplicação.

 Generic Episode Image

 

  1. Informe um nome de usuário, uma senha e confirme a senha. Anote estes dados pois serão necessários posteriormente para configurar a sua aplicação.

 Generic Episode Image

 

Obtenção do arquivo WAR do projeto de exemplo

  1. O projeto de exemplo que utiliza uma solução Spring com MongoDB está disponível em https://github.com/JavaOnAzure/azure-spring-mongodb

 Generic Episode Image

 

  1. Caso você não queira realizar o build do projeto na sua máquina, pode utilizar um arquivo WAR já pronto que disponibilizamos na aba "Releases" do GitHub. Realize o download deste arquivo.

 Generic Episode Image

 

Implantação do projeto utilizando o Azure Websites

  1. Nesta etapa assumimos que você já possui um Azure Website configurado para rodar o Apache Tomcat e realizar o deploy utilizando um repositório Git. Caso queira maiores informações há um tutorial disponibilizado no MVA com este propósito específico.

 Generic Episode Image

 

  1. Remova os diretórios que estão em bin\apache-tomcat-5.x.x\webapps. Copie o seu arquivo warazure-spring-mongodb com o nome de war para o mesmo diretório.

 Generic Episode Image

 

  1. Edite o arquivo config. Vá até o final do arquivo e adicione um novo elemento xml <environmentVariable> com o atributo name="MONGODB_URL" e com value="mongodb://usuario:senha@servidor/". Utilize os dados anotados nos passos 6 e 7 para configurar corretamente essa URL.

 Generic Episode Image

 

  1. Realize um commit de todas as alterações no seu repositório Git e realize um push do projeto.

 Generic Episode Image

 

  1. Nos dados do seu Azure Website você poderá clicar no "SITE URL" localizado no lado esquerdo da tela para acessar sua aplicação.

 Generic Episode Image

 

  1. Aplicação implantada com sucesso!

 Generic Episode Image

Tags:

Azure, Java

The Discussion

Add Your 2 Cents