Wildfly com MySQL no Azure Marketplace

Sign in to queue

Description

Wildfly com MySQL no Azure Marketplace

 

Pré-requisitos:

  • Uma conta no Azure, o ambiente de computação em nuvem da Microsoft.
  • A ferramenta de controle de versão Git instalada (opcional caso você já tenha uma ferramenta de conexão SSH). O Git é uma ferramenta de controle de versão distribuída bastante popular, e está disponível em uma grande quantidade de plataformas. Você pode realizar o download em http://git-scm.com/
  • Uma ferramenta de conexão SSH. O comando ssh já instalado nativamente em distribuições Linux e na plataforma MacOSX. No ambiente Windows você possuirá um comando ssh disponível no seu terminal GitBash após ter concluído a instalação do Git.

 

Etapas

Contratação do serviço de MySQL

  1. O primeiro passo é a contratação de um serviço de MySQL através do Azure Marketplace. Para isso, clique no link "NEW" no canto inferior esquerdo da tela e selecione a opção "Everything".

 Generic Episode Image

 

  1. Selecione a opção "Data + analytics" no lado esquerdo do Marketplace, e escolha a opção "MySQL Database".

 Generic Episode Image

 

  1. Você poderá revisar os termos legais antes de clicar no link de "CREATE" para passar para a próxima etapa.

 Generic Episode Image

 

  1. Nesta etapa você deve aceitar os termos legais antes de finalizar a criação da instância do MySQL.

 Generic Episode Image

 

  1. Após aceitos os termos legais você deve escolher um nome para o banco de dados. No nosso exemplo será "javaeeonazure". Escolhido o nome você pode finalizar a criação da instância clicando no botão "CREATE".

 Generic Episode Image

 

  1. Após criada a instância ela será exibida na tela inicial do Azure Portal. Clique na instância para exibir mais informações.

 Generic Episode Image

 

  1. Clique em "Properties" na descrição da instância e anote os dados exibidos na aba lateral. Particularmente são importantes o "HOST NAME", o "USER NAME" e o "PASSWORD", que serão utilizados para configurar o banco de dados no Wildfly

 Generic Episode Image

 

Configuração do DataSource no Wildfly

  1. Acesse o painel administrativo da sua instância do Wildfly. Caso queira obter mais informações sobre como proceder para criar uma instância do Wildfly e obter acesso ao painel administrativo há um material disponibilizado no MVA que contém instruções detalhadas sobre este processo. Para configurar o banco de dados MySQL no Wildfly, clique no link "Datasources".

 Generic Episode Image

 

  1. OWildfly já vem com umDatasource padrão configurado. Para trocá-lo devemos:
    1. Selecionar o Datasource de exemplo.
    2. Desabilitar o Datasource através do botão "Disable".
    3. Remover o Datasource através do botão "Remove".
    4. Adicionar um novo Datasource através do botão "Add".

 Generic Episode Image

 

  1. Configure um novo Datasource com Name "MySQL" e JNDI Name "java:jboss/datasources/ExampleDS". É importante que tenha exatamente este nome JNDI, pois é o nome do Datasource padrão do Wildfly utilizado no projeto de exemplo. Pressione o botão "Next" para a próxima etapa.

 Generic Episode Image

 

  1. Selecione o driver JDBC do mysql para o Datasource. Pressione "Next" para a próxima etapa.

 Generic Episode Image

 

  1. Adicione os dados da conexão JDBC nos campos "Connection URL", "Username" e "Password". O campo Connection URL tem o formato "jdbc:mysql://hostname/databasename". Preencha com as informações anotadas no Passo 7. O databasename é o nome do banco de dados criado no Passo 5, que no nosso exemplo é "javaeeonazure". Pressione "Done" para finalizar a adição do Datasource.

 Generic Episode Image

 

  1. Antes de prosseguir assegure-se de que o seu novo Datasource padrão encontra-se habilitado. Selecione o Datasource e pressione o botão "Enable".

 

 Generic Episode Image

Obtenção do arquivo WAR do projeto de exemplo

  1. O projeto de exemplo que utiliza uma solução JavaEE 7 está disponível em https://github.com/JavaOnAzure/azure-javaee7

 Generic Episode Image

 

  1. Caso você não queira realizar o build do projeto na sua máquina, pode utilizar um arquivo WAR já pronto que disponibilizamos na aba "Releases" do GitHub. Realize o download deste arquivo.

 Generic Episode Image

 

Deployment da aplicação de exemplo

  1. No painel administrativo do Wildfly, clique no link "Create Deployment".

 Generic Episode Image

 

  1. Pressione o botão "Add" para adicionar um novo WAR.

 Generic Episode Image

 

  1. Selecione o arquivo da nossa aplicação de exemplo, o azure-javaee7.war

 Generic Episode Image

 

  1. Após o upload e implantação do arquivo, por padrão o Wildfly não habilita a aplicação. Assegure-se que sua aplicação seja habilitada ao selecionar a sua aplicação na lista e apertar o botão "En/Disable".

 Generic Episode Image

 

  1. Voltando ao portal do Azure você pode obter o nome de domínio da sua instância no Azure para acessá-la. Em nosso exemplo o nome de domínio é "javaeeonazure.cloudapp.net".

 Generic Episode Image

 

  1. Acesse em seu navegador o nome de domínio da sua instância acrescido do nome de contexto da sua aplicação (em nosso caso, "azure-javaee7"). No nosso exemplo a URL é http://javaeeonazure.cloudapp.net/azure-javaee7. Aplicação implantada com sucesso!

 Generic Episode Image

Tags:

Azure, Java

The Discussion

Add Your 2 Cents