Vídeo - A Microsoft Live Labs lança o Photosynth

3 minutes, 25 seconds

Download

Right click “Save as…”

O Live Labs é o braço da Microsoft Research que faz pesquisa e desenvolvimento especificamente para a Internet. Do pessoal do Live Labs já saiu, por exemplo, o Deep Zoom, um componente de destaque do Silverlight 2.0. Agora, mais uma novidade do pessoal do Live Labs – o Photosynth está aberto para o uso de todos.

Para quem não conhece, o Photosynth é uma forma completamente inovadora de vivenciar as suas fotos digitais. Em vez de ver fotos individuais tiradas no mesmo local, o Photosynth consegue encaixar todas as fotos no seu lugar correto num espaço tridimensional. A tecnologia analisa as suas fotos, identifica os pontos de sobreposição e utiliza essa informação para reconstruir um espaço gráfico 3D e nele encaixar cada foto em seu devido lugar. O usuário não precisa fazer nada além de alimentar as suas fotos – o Photosynth cuida de tudo.

Existem algumas regras básicas para criar um bom synth, por isso recomendo ver o vídeo legendado desse post que mostra os passos iniciais. Depois, baixe o guia em português que entra em maiores detalhes com dicas importantes e assuntos para fotógrafos avançados.  

O site do Photosynth utiliza Live ID para autenticação. Se você tem Hotmail ou usa o Windows Live Messenger, é o mesmo login e senha desses serviços. Lá, você terá direito a 20GB de espaço para armazenar os seus synths. Para usar o Photosynth é preciso instalar um plug-in de 8MB que roda em Internet Explorer 6 e 7 ou Firefox 2 e 3 para Windows XP e Windows Vista. O site permite comentários dos usuários, compartilhamento via link direto para o synth e, o mais bacana, você pode embed, ou incorporar, o synth no seu próprio site via iframe. É só copiar e colar o código.

Para o lançamento, estamos com vários parceiros produzindo conteúdo interessante. National Geographic, o governo federal americano, o governo nacional da Turquia, NASCAR, entre outros. Aqui no Brasil a Microsoft trabalhou com a agência Megaphoto e seu fotógrafo Rodrigo Acedo para testar a tecnologia. Eles produziram uns synths bem bacanas da Catedral da Sé e do Monumento às Bandeiras.

Catedral da Sé - São Paulo

Monumento às Bandeiras - São Paulo

Acho que todos vão achar o Photosynth bacana. Não se esqueçam de colocar tags nas suas fotos, e coloquem a tag Brasil para que o mundo possa encontrar nosso conteúdo bem fácil.  Mais um detalhe, você pode marcar o geoposicionamento dos seus synths. Depois do synth aparecer no site, entre nele para editá-lo e lá aparecerá um ícone de um globo. Clique nele para ver o Virtual Earth e apontar no mapa o local de seu synth.

Dê um pulo no www.photosynth.com, veja os synths que estão lá e crie os seus próprios synths. Se encontrar ou criar algo bacana, mande aqui pra mim!

Tags:

Follow the discussion

  • Oops, something didn't work.

    Getting subscription
    Subscribe to this conversation
    Unsubscribing
    Subscribing

Comments closed

Comments have been closed since this content was published more than 30 days ago, but if you'd like to continue the conversation, please create a new thread in our Forums, or Contact Us and let us know.