Blog Post

A importância de uma trilha sonora convincente

Sign in to queue

Description

A importância de uma trilha sonora convincente no seu game

 

Quem não se lembra da música dos seus jogos favoritos? Se alguém começar a assoviar um trecho de alguma música, de um jogo clássico ou que marcou a sua vida, você sem pensar duas vezes vai conseguir concluí-la mentalmente. Esse é um exercício muito válido.

Só com este parágrafo, notamos qual é a real importância de uma trilha sonora bem estabelecida, dentro de um game. Em suma, garantir que o seu game permaneça por muito tempo na memória de seus jogadores.

A trilha sonora é uma parte crucial no projeto de um game, deve acompanhar o desenvolvimento do mesmo e ser elaborada com muita atenção. Ela vai desenhar as mudanças de cenário, momentos, humor das personagens ativas na tela, entre outras funções. Vou ressaltar algumas delas, utilizando exemplos práticos que todos provavelmente se recordam.

Um momento de perseguição na vida real é desesperador. Essa sensação normalmente é passada pelos games, como a velocidade dos carros na tela ou a escuridão de um ambiente. Mas, em conjunto com isso, existe uma trilha sonora que a acompanha, seja ela uma música bastante agitada e rápida ou totalmente macabra. Digamos que além da experiência sensorial da imagem (pixels saltando da tela), para o bolo ficar completo, falta a cobertura e eu diria com toda certeza, que essa cobertura é a trilha sonora.

Um game de corrida com uma trilha sonora calcada em muitos petardos do rock´n´roll é uma sensação ótima. Quem é que não gosta de acelerar um V8, com um belíssimo clássico do rock saltando do alto-falante em volumes generosos? Nesse momento se encaixa uma categoria de trilha sonora que não é autoral do próprio game. Apesar de completar o game e as sensações que este busca dar ao jogador, elas dificilmente ficam marcadas pelo game que as utiliza, já que normalmente já são músicas famosas. Além disso, é necessário ter todo o amparo legal de utilização dessas músicas, junto ao compositor/produtor/empresário.

Mas além da trilha não autoral do game, temos a preferida por muitos, a trilha composta especialmente para o game. A "trilha dedicada" é lembrada por muitos, durante muito tempo. Ela é composta especificamente para o game, então nesse caso pode dar a sensação que quiser para cada cena específica. A trilha sonora dedicada trabalha lado-a-lado com a história do game. O compositor precisa estar por dentro da história, precisa sentir o que se passa dentro de determinada passagem da história, para oferecer ao jogador uma trilha que se encaixa ao momento específico.

Eu consigo lembrar pelo menos mais de 20 momentos marcantes, no qual a trilha completava a cena e até muitas vezes, se sobressaía de tão profundo o sentimento que a composição nos passava.

A utilização da trilha também nos passa a sensação de mudança entre cenários, como citei no início, você pode sair de uma montanha e entrar em um ambiente aquático. Se a trilha variar de acordo com os cenários, a sensação de imersão dentro do mundo do game é grande, sendo assim, um game interessante para jogador descobrir coisas novas, encarar outras batalhas, etc. e no fim, uma coisa acaba puxando a outra. Seu game se torna uma experiência completa.

Para jogos mais casuais, não temos trilhas tão bem estruturadas como no caso dos games grandes, porém temos que colocar a disposição do jogador uma trilha não repetitiva, com melodias simples, porém que fique na cabeça. Certa vez eu ouvi que uma boa melodia é aquela que conseguimos assoviar. Temos que lembrar o fato também que boa parte dos jogos de celular, tem seus efeitos sonoros desligados pelos jogadores, por exemplo.

Se eu pudesse resumir o que a trilha sonora significa para mim, em um parágrafo, seria: A trilha sonora eterniza um momento de qualquer obra, seja ela cinema ou games. Esse momento vai ser lembrado por quem foi tocado pelo que você estava querendo dizer ou mostrar. E os games, como uma obra de arte que são, devem se utilizar desses momentos, que podem mudar o patamar em que o seu game se encontra, de um game mais simples para um game que pode virar uma franquia, graças aos jogadores que se tornam fiéis a este game, que foram tocados pela mensagem do game.

Então na hora de um projeto de game, enquanto estiver escrevendo a história e idealizando as cenas, pense em como a trilha sonora pode tornar a experiência do seu game, única e inesquecível para muitos.

 

Escrito por: Diego Blanco – Microsoft Technical Audience Team

The Discussion

Add Your 2 Cents