Entries:
Comments:
Posts:

Loading User Information from Channel 9

Something went wrong getting user information from Channel 9

Latest Achievement:

Loading User Information from MSDN

Something went wrong getting user information from MSDN

Visual Studio Achievements

Latest Achievement:

Loading Visual Studio Achievements

Something went wrong getting the Visual Studio Achievements

Desenvolvimento no Windows 8 Primeiros Passos

Por Vinícius Souza

Microsoft Technical Evangelist

 

Fabebook: http://aka.ms/facevisouza

Blog: http://aka.ms/visouza

Twitter: @vbs_br

Neste artigo, apresentarei o que deve ser feito para conseguir desenvolver aplicativos Metro Style no Windows 8.

Antes de mais nada, precisamos instalar o Windows 8, que é o novo sistema operacional. E, tendo isso em mente, partimos de dois cenários:

  1. Instalação do sistema operacional, substituindo o sistema operacional existente;
  2. Fazer uso de uma máquina virtual.

Cada um dos cenários acima, tem seus prós e contras. Quando o Windows 8 Consumer Preview foi disponibilizado, em fevereiro deste ano, utilizei o segundo cenário. Agora, com o Release Preview, substituí o Windows 7 da minha máquina de trabalho pelo Windows 8.

No tocante à experiência com o sistema operacional, o primeiro cenário é muito melhor, pois ter a experiência no ambiente em que vamos desenvolver aplicativos agrega muito. 

Fica a seu cargo escolher qual cenário utilizar, aqui cobrirei o primeiro cenário.

Existem outras formas de instalar o Windows como, por exemplo, utilizando o dual boot.

Instalando o Windows 8 como sistema operacional primário

Se decidir substituir o seu sistema operacional corrente, o primeiro passo é fazer backup de seus documentos, músicas, imagens, arquivos de e-mail e o que mais tiver que ser salvo.

Preste bastante atenção, pois depois de instalar o Windows 8 você não terá mais acesso aos arquivos que não tiverem backup.

Nesse processo de instalação vou utilizar um pen-drive (USB device). O pen-drive tem que ter no mínimo 4GB, mas se preferir pode utilizar um DVD - os procedimentos são basicamente os mesmos.

Fazendo o download do ISO

Acesse o link http://windows.microsoft.com/en-US/windows-8/iso para escolher a ISO (imagem do disco) que deseja instalar. Existem vários idiomas disponíveis, nas versões 32-bit e 64-bit, escolha aquela que melhor se adequar à arquitetura de sua máquina.

Aqui farei uso da versão 64-bits, em inglês, no entanto o procedimento funciona para qualquer idioma escolhido.

Depois que o processo de download for concluído, execute os passos abaixo:

1. Faça download e instale a ferramenta Windows 7 USB/DVD Tool, em seguida execute a ferramenta. Busque o arquivo ISO que realizou download e clique em "Next";

2. Pluge o dispositivo USB no computador e clique sobre o botão "USB Device";

3. Escolha o dispositivo USB na caixa de combo e clique sobre o botão "Begin copying";

4. A ferramenta vai formatar o dispositivo, tornando-o bootável e copiando os arquivos de instalação. O processo pode demorar um pouco até ser concluído, seja paciente; 

5. Quando a ferramenta concluir o processo, você já pode remover o dispositivo USB e iniciar o processo de instalação.

Altere a configuração de boot de sua máquina, deixando o dispositivo USB como fonte primária de boot, e salve as configurações.

Coloque o pen-drive em uma das portas USB, inicialize o computador e veja se a luz de leitura do USB está piscando, indicando a leitura. Siga as instruções de instalação apresentadas durante o wizard e, em poucos minutos, você terá o Windows 8 instalado.

Download das ferramentas

Para desenvolver para o Windows 8, precisamos instalar o Visual Studio 2012 Express RC. Para quem não conhece, o Visual Studio é a IDE (Integrated Development Enviroment / Ambiente Integrado de Desenvolvimento) utilizado para desenvolver aplicações .Net. E aqui não falo somente de aplicações Metro Style, mas para toda e qualquer aplicação que queira desenvolver (Web, Form, Metro, Service, Cloud, Phone, Library etc.) você vai utilizar alguma versão do Visual Studio.

Faça downlod do Visual Studio clicando no link: Visual Studio 2012 Express RC. Escolha o idioma de sua preferência e inicie o download.

Inicie o processo de instalação e siga os passos apresentados pelo Wizard. Ao terminar a instalação, você terá instalado na sua máquina:

  • Windows 8 SDK;
  • Blend for Visual Studio;
  • Languages and templates in JavaScript;
  • C++;
  •  C#;
  •  Visual Basic.

 Sua máquina está pronta para desenvolver aplicativos para o Windows 8, mas antes de colocar a mão na massa, é preciso obter a licença de desenvolvedor.

Obtendo licença para desenvolvedor

A licença de desenvolvedor para o Windows 8 Release Preview permite instalar, desenvolver, testar e avaliar aplicativos Metro Style antes que os testes e certificação do Windows Store sejam realizados. Licenças de desenvolvedor são gratuitas, e você pode utilizar quantas forem necessárias.

Antes que a loja aceite seu aplicativo Metro Style, você deve empacotá-la e certificá-la de acordo com certas regras. Se a Windows Store não certificou um aplicativo Metro Style, esse aplicativo não pode ser executado no Windows, a não ser que você possua uma licença de desenvolvedor instalada em sua máquina local.

A licença é fornecida por máquina e por uma quantidade fixa de tempo. Após a licença de desenvolvedor em sua máquina local expirar, você não será capaz de rodar aplicativos não certificados, mas pode continuar a executar aplicativos de desktop ou aplicativos de estilo de Metro Style que foram Sideloaded na máquina.

Para obter a licença de desenvolvedor, basta executar o Visual Studio 2012 RC e aceitar os termos de licença apresentados na primeira execução. Na janela de UAC (User Account Control), clique em Yes se desejar continuar.

Após instalar a licença em sua máquina local, você não receberá a notificação novamente nessa máquina, até que a sua licença seja expirada ou removida.

Agora sim, você está pronto para desenvolver aplicativos Metro Style!

Conclusões

O processo de setup da máquina para a instalação do Windows 8 pode parecer doloroso logo de início, afinal das contas, é necessário fazer a instalação de um novo sistema operacional. Mas, garanto a você que o processo é simples e mais rápido do que pensa.

Aproveite essa oportunidade para conhecer as novas funcionalidades do Visual Studio 2012, crie projetos utilizando os templates Metro Style C# e HTML5 fornecidos com o Visual Studio, e analise o código dos templates. Por mais que, no começo, você não consiga entender 100% do código, vale muito a pena!

Navegue bastante no Windows 8, veja as aplicações instaladas e as disponíveis na Windows Store. Familiarize-se com o Metro Style e tire ideias e boas práticas para implementar a sua própria app.

 

Tags:

Follow the Discussion

Remove this comment

Remove this thread

close

Comments Closed

Comments have been closed since this content was published more than 30 days ago, but if you'd like to continue the conversation, please create a new thread in our Forums,
or Contact Us and let us know.