Implementando uma ferramenta de EAD com WebMatrix

Cursos de educação a distância são adotados cada vez mais por universidades e escolas técnicas brasileiras. Uma das principais ferramentas utilizadas para implementação de EAD (Ensino à Distância) é open source e WebMatrix suporta nativamente na Web App Gallery – Moodle.

Neste artigo você será apresentado ao processo de implementação do Moodle utilizando WebMatrix.

O processo de instalação

Se você já tentou instalar o Moodle manualmente, irá concordar que o processo é relativamente complexo. Com WebMatrix a complexidade é encapsulada pela ferramenta e você precisa executar apenas alguns passos básicos.

Com o WebMatrix em execução, na tela de entrada, selecione a opção "Web App Gallery". Uma nova janela se abrirá e nela, selecione a opção "CMS" no menu de categorias exibido a esquerda. Em seguida, no campo de busca (canto superior direito da janela) digite o termo "moodle" e selecione a única opção apresentada. A Figura 1 ilustra este processo.

Figura 1. Selecionando a aplicação desejada

Após nomear seu projeto (sugestivamente estou chamando de "MoodleMVA"), prossiga para a próxima estapa da instalação pressionando o botão "Next". Na próxima etapa o assitente de instalação do WebMatrix exibe os termos de licença e os elementos ao quais ira realizar o download e instalação. Nesta tela, clicaremos na opção "I Accept". A Figura 2 apresenta a tela mencionada.

Figura 2. A tela de aceitação dos termos de licença

Ao aceitar os termos de licença você será redirecionado para uma nova tela. Esta nova que se apresenta, solicita uma informação: "PasswordSalt". Como o próprio nome sugere, esta é uma senha que estará atrelada ao usuário administrador da ferramenta. Crie uma senha que atenda os padrões exigidos pela ferramenta e clique em prosseguir. A Figura 3 apresenta este processo.

Figura 3. Criando a senha de administrador

Clicando em "Next" você estará habilitando o instalador do WebMatrix a baixar e instalar os elementos necessários para que o Moodle funcione corretamente. A Figura 4 mostra este procedimento ocorrendo.

Figura 4. Assistente instalando e configurando Moodle

Após aguardar algum tempo (para que o WebMatrix baixe, instale e configure todas as ocorrências relacionadas ao Moodle) uma nova janela será exibida. Caso tudo tenha ocorrido conforme o esperado, você estará recebendo uma mensagem informando que o processo foi concluído com sucesso e abaixo, algumas informações importantes como: usuário e senha do banco de dados. A Figura 5 apresenta uma tela semelhante à aquela que você deverá estar visualizando.

Figura 5. Mensagem de confirmação de instalação bem sucedida

Ao clicar em "Ok" você será levado ao ambiente já familiar do WebMatrix. Para finalizar o processo de instalação do Moodle, algumas parametrizações são necessárias. Estas parametrizações não são realizadas pelo WebMatrix mas sim, no próprio ambiente de execução da ferramente online.

Ao executar a ferramenta pela primeira vez, as informações de parametrização são requeridas. Para passar a esta etapa, o que faremos agora é executar nossa aplicação. A Figura 6 apresenta a primeira tela apresentada ao colocarmos o Moodle em execução. Esta tela pede para que você leia os termos de contrato e aceite ou não. Clicaremos em "Continue".

Figura 6. Aceitando os termos de contrato

Ao clicar em "Continue", o Moodle realizará um check de recursos disponíveis no ambiente e os comparará com aqueles dos quais ele precisa para funcionar adequadamente e, em seguida, exibirá um relatório (Figura 7). Se tudo estiver em conformidade em seu ambiente, clique em "Continue".

Figura 7. Relatório do "check" de ambiente realizado pelo Moodle

Ao clicar em "Continue" na tela apresentada acima o Moodle realizará algumas configurações de ambiente. Após executar tais configurações, um novo relatório (semelhante aquele apresentado pela Figura 8) será exibido. Novamente sua tarefa será pressionar o botão "Continue".

Figura 8. Relatório apontando o sucesso da configuração automática de ambiente

Se você visualizou o relatório apresentado pela Figura 8, significa que o processo de intalação foi finalizado. Agora, a etapa seguinte consiste apenas da configuração da conta de usuário administrador e perfil de exibição do site. Basta informar os dados conforme solicitado nas telas seguintes e pronto, Moodle instalado com sucesso (Figura 11).

As demais telas de configuração de dados de usuário e do site propriamente dito, podem ser visualizadas na mesma sequência em que são apresentadas pela ferramenta nas Figuras 9, 10 e 11.

Figura 9. Atualizando as informações do super usuário da ferramenta

Figura 10. Informando nome e descrição do site

Tags:

Follow the Discussion

Comments Closed

Comments have been closed since this content was published more than 30 days ago, but if you'd like to continue the conversation, please create a new thread in our Forums,
or Contact Us and let us know.