Realizando o deploy de uma aplicação PHP no Windows Azure

No artigo anterior configuramos o ambiente de desenvolvimento no Windows para trabalharmos com PHP, agora vamos fazer um deploy de uma aplicação simples (um phpinfo) e de uma aplicação bastante o Wordpress.

Vou utilizar a estrutura de pasta criada pelo scaffolder do Windows Azure SDK para PHP do artigo anterior.

Dentro da pasta PhpOnAzure.Web crie um novo arquivo chamado index.php e abra ele para edição, em seguida adicione as linhas de código abaixo.

<?php

phpinfo();

?>

Executando a aplicação PHP no ambiente local de desenvolvimento

Geralmente você vai testar a sua aplicação antes de fazer deploy para o ambiente de produção. Existem dois passos intermediários que você pode utilizar para testar a aplicação antes de fazer o deploy para produção:

  • O ambiente local de desenvolvimento;
  • E o servidor de staging.

O servidor de staging está disponível no portar do Windows Azure e para utilizá-lo é semelhante ao deployment de produção. Quando você estiver satisfeito com o release de stage, você pode trocar o ambiente de stage para produção através do portal. Nesse artigo porém vou focar na utilização do servidor local de desenvolvimento.

Para testar execute os seguintes passos:

  1. Abra o console do Windows;
  2. Execute o comando  'package create -in="C:\temp\WindowsAzurePHPApp" out="C:\temp\WindowsAzurePHPApp\build" -dev=true'

OBS: Deve ser verificado se o IIS está devidamente configurado para utilizar o PHP.

Sua aplicação vai começar a ser construída e em poucos segundos o navegados Web vai abrir e você vai visualizar a saída do método phpinfo(), como na figura abaixo.

Execute a aplicação PHP no Windows Azure

 

Para executar qualquer aplicação no Windows Azure, você vai precisar de dois arquivos:

Windows Azure Package;

ServiceConfiguration.cscfg.

Mudando apenas um pouco o comando anterior, ambos os arquivos serão gerados e podem ser carregados imediatamente no portal do Windows Azure.

      1. Execute o comando       'package create -in="C:\temp\WindowsAzurePHPApp"       -out="C:\temp\WindowsAzurePHPApp\release" -dev=false'

Agora você vai possuir dois arquivos na release, que serão carregados no Windows Azure como dito anteriormente.

Para fazer o deploy faça os passos abaixo:

      1. Acesse a sua       conta do Windows Azure.
      2. Botão "Novo Serviço       hospedado", a janela abaixo será apresentada.

 

 

      1. Escolha a       assinatura;
      2. Defina um nome para o       serviço;
      3. Defina um prefixo de url;
      1. Escolha a região       ou grupos de afinidades;
      2. Escolha a opção de deploy       (Stage ou produção);
      3. Defina um nome para       implantação;
      1. Local do pacote,       clique no botão "Procurar Localmente..." e vá para a pasta,       C:\temp\WindowsAzurePHPApp\Release, selecione o arquivo de pacote.       WindowsAzurePHPApp.cspkg;
      2. Arquivo de configuração,       clique no botão "Procurar Localmente..." e vá para a pasta,       C:\temp\WindowsAzurePHPApp\Release, selecione o arquivo de pacote.       WindowsAzurePHPApp.cscfg;
      3. Clique em ok, e aguarde       alguns minutos até realizar o deploy da solução. O processo consiste       em  subir uma nova instância do       Windows Server 2008, instalar o PHP e instalar nossa aplicação.

 

 

Quando a role alterar o seu estado para ocupado sua aplicação vai estar pronta para ser visualizada.

 

Agora temos uma solução PHP instalada no Windows Azure, por mais que a nossa aplicação seja simples, o processo de instalação e deploy é o mesmo para qualquer aplicação.

Tags:

Follow the discussion

  • Oops, something didn't work.

    Getting subscription
    Subscribe to this conversation
    Unsubscribing
    Subscribing

Comments closed

Comments have been closed since this content was published more than 30 days ago, but if you'd like to continue the conversation, please create a new thread in our Forums, or Contact Us and let us know.