WebMatrix - Ambiente de codificação

O segundo módulo deste treinamento tem dedicado atenção a apresentação das principais características funcionais do WebMatrix. Assim, nas duas aulas inaugurais deste módulo apresentamos os tipos de projetos disponíveis na ferramenta e o ambiente de configuração do Internet Information Services Express.

No texto de hoje, nos concentraremos na apresentação dos recursos disponibilizados pelo WebMatrix para gerenciamento do ambiente de codificação. Nosso objetivo é apresentar de forma clara e objetiva, como a ferramenta atende as demandas de usuários que desejam escrever seus códigos no WebMatrix.

O ambiente de codificação

O WebMatrix é uma ferramenta para construção de aplicações web e portanto, se existe uma característica que não pode deixar a desejar é o ambiente de codificação. Neste quesito, usuários do WebMatrix estão bem servidos.

WebMatrix disponibiliza um ambiente simples (mas não pobre) e intuitivo para a escrita de códigos para as linguagens as quais a ferramenta oferece suporte nativo.

Oferecer suporte nativo siginifica que o WebMatrix traz consigo certos recursos que facilitam o processo de escrita dos códigos nas linguagens suportadas, tais como: coloração de palavras reservadas, code-complete (intellisense), tooltip, etc. Atualmente, as linguagens suportadas nativamente na versão atual do WebMatrix são:

  • HTML (já com atualização para a especificação 5)
  • CSS (já com atualização para a especificação 3)
  • Razor View Engine
  • ASP.NET
  • PHP
  • Javascript (incluindo os frameworks mais populares, como jQuery)
  • SQL (para a escrita de scripts de bancos de dados)
  • XML
  • C#
  • Visual Basic
  • ASP Clássico

Além dos recursos específicos para as linguagens já suportadas, WebMatrix disponibiliza ainda certos recursos comuns ao ambiente, tais como: auto identação, numeração de linhas, árvore de diretórios simplificada, menu contextualizado, etc.

Conhecendo o ambiente

Para acessar o ambiente de codificação do WebMatrix, basta direcionar o mouse ao canto inferior esquerdo do ambiente de trabalho da ferramenta e selecionar a opção "Files". Ao realizar tal procedimento, você deverá estar visualizando uma tela semelhante aquela apresentada pela Figura 1.

 

Figura 1. O ambiente de codificação do WebMatrix

A Figura 1 apresenta o ambiente de codificação do WebMatrix. Conforme mencionado anteriormente, o ambiente é extremamente simples e permite a fácil operação por qualquer usuário.

Duas características são marcantes analisando-se a Figura 1: menu contextualizado e árvore de navegação entre arquivos e diretórios. A presença do menu contextualizado no WebMatrix justifica-se naturalmente se trazemos conosco o conceito fundamental da ferramenta, isto é, o de ser uma ferramenta simples e intuitiva. Menus contextualizados foram introduzidos no Office 2010 e emplacaram excelentes resultados em termos de produtividade, justamente por não permitir o desvio de atenção durante determinada operação. Já a árvore de navegação é elemento indispensável em qualquer ambiente de codificação pois, permite gerenciar de forma simplificada nos muitos arquivos constantes em um projeto de aplicação web.

A seguir apresentamos com algumas imagens recursos adicionais do ambiente de codificação oferecidos pelo WebMatrix.

 

Figura 2. Code-complete para uma das linguagens suportadas

 

Figura 3. Recurso "go to". Muito útil para arquivos com muitas linhas de código

 

Figura 4. Busca de expressões dentro de arquivos

Conclusões

Conhecer o ambiente de codificação do WebMatrix é fundamental pois, boa parte do tempo de desenvolvimento de sua aplicação, será dispendido neste local. Conhecer os recursos associados podem o ajudar a incrementar a qualidade do código e a produtividade do usuário.

O ambiente de codificação do WebMatrix proporciona todos os recursos necessários para proporcionar a seus usuários produtividade na escrita de códigos nas linguagens suportadas pela ferramenta.

Tags:

Follow the discussion

  • Oops, something didn't work.

    Getting subscription
    Subscribe to this conversation
    Unsubscribing
    Subscribing

Comments closed

Comments have been closed since this content was published more than 30 days ago, but if you'd like to continue the conversation, please create a new thread in our Forums, or Contact Us and let us know.