WebMatrix e o processo de publicação de aplicações

O esquema funcional do WebMatrix é baseado em quatro elementos fundamentais. Estes quatro elementos irão compor os conteúdos de nossas próximas quatro aulas. São eles: configurações do Internet Information Services Express (IIS – o container de páginas acoplado ao WebMatrix), ambiente de gerenciamento de bancos de dados (para SQL Server Compact e MySQL), ambiente de codificação e ambiente para gerenciamento de relatórios.
No artigo de hoje, concentraremos nossos esforços no sentido de conhecer as principais características relacionadas ao container de dados instalado e configurado pelo WebMatrix – o IIS.
Algumas palavras sobre IIS Express
O IIS Express é uma versão autônoma do já consagrado container web da Microsoft. Além de ser uma versão autônoma, isto é, uma versão dissociada da versão padrão, é uma instância otimizada para utilização por parte de desenvolvedores. Evidentemente que neste contexto certas características do produto são retiradas, o que por inércia, acarreta em outra característica: leveza. Sim, IIS Express é uma ferramenta leve, o que diminui seu tempo de download, instalação e configuração.
Algumas outras características importantes do IIS Express são:
A relação entre WebMatrix e IIS
Conforme apresentado em aulas anteriores, WebMatrix é uma IDE e seu objetivo principal é fornecer um ambiente limpo e sóbrio para o desenvolvimento de aplicações web. Tornar o ambiente "limpo e sóbrio" neste caso, implica necessariamente em esconder aspectos relacionados a configuração de ambiente.
Com vista a este cenário, torna-se natural inferir que, ao WebMatrix ser instalado ele naturalmente instala e configura a versão Express do Internet Information Services já que este, será a base executora das aplicações criadas com a ferramenta.
O WebMatrix gerencia todas as dependências relacionadas ao correto funcionamento do IIS e das demais ferramentas acopladas e, no front-end, disponibiliza funções básicas de gerência.
Gerenciando o IIS no WebMatrix
Se o WebMatrix possui o objetivo de ser uma ferramenta simples e intuitiva, o painel de adminitração das funções do IIS oferecido por ele também o é. Poucas opções são disponibilizadas, entretanto, apenas aquelas que realmente são interessantes para quem escreve as asplicações.
A Figura 1 apresenta o painel de administração do WebMatrix. Este painel pode ser visualizado na ferramenta selecionando-se a opção "Site" no menu inferior esquerdo e, nas opções apresentadas acima, selecionando "Settings".
Figura 1. Opções de configuração do IIS
Fitando-se a figura acima torna-se fácil evidenciar as quatro opções básicas de configuração:
Além dos quatro recursos para administração disponíveis no painel "Settings", o WebMatrix permite ainda ao usuário monitorar o sucesso/fracasso das requisições realizadas para a aplicação em questão através do menu esquerdo "Requests". A Figura 2 apresenta este monitor.
Figura 2. Gerenciando requisições
Conclusões
O gerenciamento de configurações do IIS dentro do WebMatrix é extremamente simplicado, seguindo a premissa de entregar ao desenvolvedor um ambiente sóbrio que, encapsule a complexidade e ao mesmo tempo ofereca as opções importantes ao usuário, não limitando-o ao auto instalador.